Na primeira hora da Greve Geral a adesão foi muito alta
Continuamos a acompanhar, minuto a minuto, a Greve Geral e os Precários Inflexíveis estão a apoiar solidariamente vários piquetes sindicais na cidade de Lisboa.
Já aqui demos conta da situação na Maternidade Alfredo da Costa, na estação da Carris de Cabo Ruivo e nos CTT (só 3 dos 80 trabalhadores se apresentaram ao serviço).
A nível nacional a paralisação está a ser um grande sucesso. Na Valor Sul de Loures a adesão foi de 100%, assim como na Transtejo e na Soflusa. Os centros de recolha do lixo de Loures, Amadora, Matosinhos, Loulé, Évora, Viana do Castelo e Sintra estão encerrados. As linhas de Cascais e Azambuja pararam e na linha de Sintra um dos sentidos já foi cortado. Os trabalhadores do porto de Lisboa também estão a participar na Greve e os navios estão a ser desviados para outros locais.
Dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro só sairão 3 voos para os Açores e a Madeira durante o dia de hoje. O metro de Lisboa está totalmente encerrado e o metro do Porto está praticamente paralisado.
Do Governo e dos partidos que o suportam já se ouviram várias declarações contra a Greve, tentando descredibilizar este momento único de mobilização popular contra a destruição dos serviços públicos e dos salários e direitos dos portugueses em nome de uma dívida injusta.
by