Notícia TSF: Cinco mil trabalhadores não docentes em risco de perder emprego

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública denunciou esta segunda-feira, no Porto, a existência de 12 mil trabalhadores não docentes em situação laboral precária e sustentou que cinco mil poderão ser despedidos a 31 de Agosto.

«Ou o Ministério da Educação resolve este problema e coloca-os no quadro, ou nopróximo ano lectivo muitas escolas não terão condições para funcionar, uma vez que a lei não permite contratar pessoas para substituir outras cujo contrato terminou», acrescentou Natália Carvalho.

Uma das razões para o protesto de quarta-feira é o facto dos trabalhadores não docentes estarem em desacordo com a tutela das autarquias.

«Os trabalhadores não concordam com esta transferência de competências, querem continuar a depender do Ministério da Educação e portanto os seus superiores hierárquicos serem os órgãos de gestão da própria escola. Para além disso, pensamos que a precariedade de trabalho vai aumentar e os trabalhadores que estão com contratos a termo, com a passagem para os municípios, vão todos para o desemprego», alertou.

Ver notícia completa aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather