Os primeiros minutos da Greve Geral

Já chegam notícias da paralisação em vários sectores.

O Sindicato dos trabalhadores do município de Lisboa (STML) refere que a adesão nos serviços de recolha do lixo foi de mais de 90%, pois dos 117 camiões de recolha, apenas 11 saíram esta noite.

No metro de Lisboa a adesão é total e desde as 23h que não circulam comboios. No centro de comando e operações (Marquês de Pombal, Lisboa) está reunido um grande piquete. Os Precários Inflexíveis também estão neste local.

Na CP, os efeitos da Greve Geral já se fazem sentir e  já foram desmarcados mais de 65 comboios em todo o país, mas principalmente na área metropolitana de Lisboa. Também no Porto há já supressão de serviços.

Nos serviços do urgência dos hospitais, e apesar dos serviços mínimos, a adesão é muito elevada: 100% em S. José, 75% em S. Francisco Xavier e 75% no Amadora Sintra.

Nos aeroportos, os controladores de trafego aéreo, os pilotos e o pessoal de terra aderiram à Greve Geral e durante o dia de hoje só existirão 3 ligações para os Açores e Madeira. Também os trabalhadores marítimos e portuários aderiram 100% à paralisação.

Segundo Carvalho da Silva, compareceram ao trabalho apenas 3 dos 80 trabalhadores dos CTT de Cabo Ruivo.

Por seu turno, o Governo, pela voz do Ministro da Defesa (Aguiar Branco) já atacou a Greve dizendo que o que foi votado não pode ser mudado na rua.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather