Pobreza Não Paga Dívida – Renegociação Já
A IAC – Iniciativa por Uma Auditoria Cidadã à Dívida lançou ontem uma campanha chamada Pobreza Não Paga Dívida – Renegociação Já! A campanha envolve a divulgação de uma petição à Assembleia da República, a realização de debates deslocalizados e mobilizações para exigir a renegociação do pagamento da dívida pública portuguesa. A ACP – Precários Inflexíveis esteve presente no lançamento.
A campanha é promovida pela IAC e tem o apoio de organizações como a APRe!, a ATTAC ou o CIDAC. O lançamento, ontem no foyer do S. Jorge, contou com algumas dezenas de participantes. José Maria Castro Caldas, da Comissão Executiva da IAC, deixou claro o objectivo desta renegociação: abater partes significativas da dívida, nomeadamente os encargos massivos com juros, forçando os credores a aceitarem as condições de um Estado que defenda os cidadãos acima dos interesses dos credores internacionais, sejam eles os oficiais (FMI, BCE, CE) sejam os privados (banca).
Entre as personalidades que já subscreveram este apelo encontram-se Alice Vieira, Irene Pimentel, Rui Zink ou Jorge Miranda.
O objectivo é entregar a petição ao Parlamento no final do Verão, podendo as subscrições serem feitas em nome individual ou por organizações.
O site tem disponível toda a informação necessária à subscrição e à participação cidadã e popular, que é também um dos objectivos declarados desta iniciativa. A petição pode ser subscrita electronicamente ou assinada em folhas próprias que podem ser descarregadas aqui, devendo ser enviadas depois de completadas para “Campanha Pobreza Não Paga a Dívida” – Rua Fialho de Almeida, 3 – 1070-128 Lisboa.
A IAC disponibiliza-se ainda para apoiar à realização de sessões de informação e debate sobre a dívida em geral e sobre a campanha em específico através do endereço campanha@pobrezanaopagaadivida.info.
Porque a vida e a democracia estão acima da dívida!
by