Precariedade em Estarreja: Falsos POC's

A Campanha Autarquia Sem Precários continua a dar a conhecer testemunhos de precariedade pelo país fora.

Alegadamente, existem 15 pessoas a trabalhar para a Câmara Municipal de Estarreja ao abrigo dos Planos Ocupacionais (POC’s) indevidamente, pois estão a suprir as reais necessidades permanentes da autarquia.

Apenas 3 destes 15 trabalhadores recebem subsidio de desemprego (ganhando os 20% a mais ao abrigo do programa) e os restantes são considerados “POC pessoas carenciadas” recebendo apenas o rendimento mínimo (http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=ac_emprego).

“Acuso a CM Estarreja de abusar dos POC’s para trabalharem todos os dias várias horas e fazendo deles pau para toda a obra” – diz o testemunho que recebemos e acrescenta: “A politica desta Câmara sempre foi não se comprometerem a longo prazo, apesar disto abriram recentemente 3 procedimentos concursais comuns com mais de 14 vagas em diversos sectores sendo que 2 deles são para RJEP (tento indeterminado) e o outro para termo certo, aos quais foram completamente ignorados os procedimentos normais para concursos destas categorias sendo que num deles a selecção vai ser feita somente por avaliação de Curriculum Vitae, nada mais! Mais me leva a querer que só entra quem tem amigos políticos e é o filho do Sr. Dr. fulano, a igualdade nesta autarquia morreu e está entregue aos bichos. Em vez de fazerem estes concursos da tanga contratem quem têm nos POC’s ou deêm-lhes a verdadeira possibilidade de concorrer!”

Vamos contactar o Sr. Presidente da Câmara de Estarreja José Eduardo Matos para pedir esclarecimentos acerca deste alegado abuso dos Programas Ocupacionais que, segundo a portaria nº 192/96 de 30 de Maio, deveriam apenas servir para actividades sazonais sem nunca preencher postos de trabalho existentes.

Vamos actualizando todas as informações em http://www.autarquiasemprecarios.info/
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather