Precários Inflexíveis estudados na Conferência Europeia de Sociologia

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis foi alvo de estudo e apresentação em Turim nos últimos dias. A ESA 2013, 11ª Conferência da Associação Europeia de Sociologia, reúne mais de 3000 sociólogos de toda a Europa, sob o tema Crise, Crítica e Mudança. Os Precários Inflexíveis foram alvo de estudo e apresentação na Conferência, sob a temática da mobilização política no Sul da Europa.

IMAG0654

 

 

A principal apresentação sobre a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, chamou-se Juventude Precária e Envolvimento Político em Portugal (Precarious Youth and Political Engagement in Portugal), é trabalho dos investigadores Nuno Almeida Alves, David Cairns, Ana Alexandre e Tiago Carvalho.

O estudo baseou-se na análise a várias entrevistas feitas a elementos dos Precários Inflexíveis e na avaliação das iniciativas em que temos participado e resultados obtidos. A apresentação conclui que certos grupos em Portugal estão a realizar um esforço concertado com o tema da precariedade do trabalho num contexto de marginalização crescente da juventude no que diz respeito ao trabalho, algo que não ocorre com muita força em outros países.

Várias outras apresentações sobre a precariedade, o combate à precariedade à austeridade e as mais recentes mobilizações contiveram referências a esta e outras organizações e movimentos em Portugal, como o Que Se Lixe a Troika, mostrando a relevância crescente do trabalho desenvolvido no país no combate à destruição massiva a que estamos sujeitos e contra o qual há que manter a aumentar a luta.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather