Prémios Precariedade 2008 no "24 Horas"


“Gasganete Dourado premeia quem estimulou a precariedade

MOVIMENTO PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS LANÇA VOTAÇÃO PROVOCADORA

Está neste momento a decorrer na Internet, mais precisamente em www.premiosprecaridade.net, a votação para a atribuição de um troféu que ninguém quer ganhar.

Trata-se do “Gasganete Dourado”, estatueta, estilo Óscar, que se destina a premiar a personalidade, ou instituição, que mais ajudou este ano ao crescimento do trabalho precário em Portugal.

Entre os candidatos à vitória estão figuras tão imponentes como o multimilionário Belmiro de Azevedo, o primeiro-ministro, José Sócrates, ou a líder da oposição Manuela Ferreira Leite.

Além do escolher o vencedor do Grande Prémio Precariedade é ainda possível, a todos os que acederem ao site, votar naqueles que são merecedores de outros quatro prémios, não tão grandiosos, é certo, mas nem por isso com menor significado.

É o caso do “Prémio Acumulação”, troféu destinado a premiar quem, do ponto de vista dos elementos do Movimento Precários Inflexíveis, mais “engordou no país das impunidades”. Estão a concurso quatro dos homens mais ricos de Portugal: são eles Américo Amorim, Belmiro de Azevedo, Vasco de Mello e Soares dos Santos, do grupo Jerónimo Martins.

Segue-se o “Prémio Soundbyte”, destinado àquele que, sem querer, “revelou a situação em que vivem os trabalhadores portugueses”, explicou ao 24horas um dos líderes do Movimento, Tiago Gillot.

Merece aqui destaque a frase do representante dos patrões, Francisco Van Zeller, “Se não houver precários não há nada”. Bem como Ferreira Leite, com a afirmação “temos de banir a precariedade do nosso dicionário”.

E até o slogan do Pingo Doce, “sabe bem pagar tão pouco”. Mais palavras para quê?

Há ainda o “Prémio Sem Vergonha”, no qual são destacados três socialistas: José Sócrates, Vieira da Silva e Vitalino Canas. Além de Pinto Balsemão, que, “depois de ter prometido aumentos intercalares na SIC, não aumentou os precários”, explicou o mesmo responsável.

João Nascimento

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather