Público: O Sindicato dos Enfermeiros elegeu hospitais Curry Cabral e Santa Maria "campeões da precariedade".

O Sindicato dos Enfermeiros elegeu hospitais Curry Cabral e Santa Maria “campeões da precariedade”.

Fonte Público/Lusa:
“27.08.2008 – 13h28 Lusa Os hospitais Curry Cabral e de Santa Maria, em Lisboa, receberam hoje o título de “campeões da precariedade”, durante uma iniciativa simbólica do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses destinada a denunciar as dificuldades laborais da classe.

“Nesta volta atribuímos a medalha de campeão da precariedade ao Hospital Curry Cabral, porque tem 148 enfermeiros contratados, com contratos que terminam em Outubro e Novembro, e ao Hospital de Santa Maria, que, segundo os últimos dados de 2006, tinha cerca de 500 enfermeiros nesta situação”, declarou Isabel Barbosa, da direcção-geral de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Para denunciar a existência de “um grande ritmo de trabalho, comprometendo mesmo a qualidade e a segurança dos trabalhos prestados”, um pequeno grupo de enfermeiros realizou hoje de manhã uma “Caravana Olímpica da Enfermagem”, atribuindo medalhas de latão às instituições que, segundo aqueles profissionais, apresentam os piores desempenhos do distrito de Lisboa.

Entre os eleitos para a atribuição da “medalha de precariedade” encontram-se também o Hospital Júlio de Matos e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que conta com cerca de 300 contratados.

No critério “discriminação“, os jovens enfermeiros atribuíram a medalha ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, “porque discrimina os enfermeiros contratados no pagamento das horas suplementares de trabalho”.

Também a Maternidade Alfredo da Costa foi galardoada, tendo sido eleita “campeã da prepotência“.

A iniciativa decorre como resposta ao “grande desinvestimento do Governo na área da Saúde”, justificou Isabel Barbosa. O objectivo é denunciar “um grande nível de desemprego entre os jovens, um grande número de enfermeiros com vínculo precário nas instituições, o que contrasta com a grande necessidade de enfermeiros nos serviços”.”

Visita o site do Sindicato dos Enfermeiros

Links: aqui e aqui

rUImAIA: Estas e outras realidades fazem-nos pensar em que planeta vivem por exemplo os marcianos ou neptunianos ministro Teixeira dos Santos e Nicolau Santos. Estes navegadores dos espaço sideral das ideias mentirosas num caso, e noutro, das ideias… idiotas, falam e pensam num país de números, de margens, de taxas, de confiança, de responsabilidade. Mas não falam em desequilíbrio, distribuição de riqueza, margens de lucro, riqueza extrema, pobreza. Eles vivem nos outros planetas, não no de quem trabalha para sobreviver.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather