Quem é o jovem desempregado?

Infografia: Dinheiro Vivo
Infografia: Dinheiro Vivo

O Dinheiro Vivo desenhou o perfil dos jovens desempregados tendo em conta os dados do INE e chegou à conclusão que, quando falamos de desemprego jovem, estamos a falar de quase metade das pessoas com idades entre os 15 e os 24 anos. A Grécia e a Espanha estão piores, com o desemprego jovem a ultrapassar os 50%.

Em Portugal os desempregados jovens são mais do género masculino (41,1% contra 37,2% das mulheres) e vivem na região norte (63,3 mil) ou em Lisboa (46,6 mil), são solteiros e, apesar de serem jovens, estão desempregados há mais de 12 meses.

Estas pessoas procuram emprego nas mais diversas áreas, como a agricultura, a produção animal ou a indústria, mas é nos serviços que a maioria pretende trabalhar (notícia Dinheiro Vivo aqui).

Este artigo aparece num momento em que se fala de um pacote de ajudas comunitárias para o combate ao desemprego jovem que poderá contar com 3 mil a 5 mil milhões de euros a serem divididos entre os países da UE. Este fundo, de acordo com as notícias, poderá vigorar entre 2014 e 2020.

No entanto a pergunta é: para os milhões desempregados jovens da União Europeia a promessa de um fundo que apenas irá entrar em vigor no próximo ano fará a diferença?

Conhecendo os rotundos insucessos de programas como o Estímulo 2012 ou as medidas do Emprego Jovem 2012 já sabemos que se tratarão de estágios profissionais precários que apenas ficarão bem na estatística do desemprego. Um combate ao desemprego jovem e a todo o desemprego só se faz através de políticas que criem emprego e não através do regime de austeridade que está a destruir a Europa Social.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather