Rendimento das famílias caí 100€/mês em apenas 2 anos
O rendimento das famílias contínua a cair (foto: dinheiro vivo) |
De acordo com o INE, o rendimento das famílias em Portugal caiu 4,9% face ao peíodo homólogo de 2011, mas tendo em conta os valores de 2010, o rendimento disponível (depois de impostos e segurança social) caiu 7,9%. Ou seja, em apenas 2 anos as famílias perderam em média 100€ por mês, se se considerar não só a população ativa como a inativa.
Mas só no primeiro trimestre de 2012 os funcionários públicos e os pensionistas perderam 8,9% dos seus rendimentos ao lhes ser cortado o subsídio de férias, situação que se irá agravar em virtude de também não receberem subsídio de natal.
Apesar disto, os rendimentos de propriedade subiram 12,2% em termos homólogos, o que nos diz, mais uma vez que a crise não é para todos.
O empobrecimento das famílias por via da austeridade continua e apesar do Governo ter roubado mais de 2 mil milhões de euros do 13º e 14º meses aos pensionistas e funcionários públicos e da troika ter flexibilizado as metas do défice para 2012, o Governo tem um desvio de mais 2 mil milhões de euros para resolver este ano, tudo porque a recessão económica está a destruir as receitas fiscais. o regime de austeridade é um erro enorme e nós pagamos com menos rendimento e mais desemprego e precariedade.
Notícia Público aqui.
by