“Tesoura humana” em Santiago de Compostela contra cortes

Um protesto na cidade universitária galega de Santiago de Compostela juntou, na passada 6ª feira, sindicatos, movimentos de estudantes e organizações cidadãs várias contra os cortes na Educação. No momento em que ocorria a cerimónia oficial de abertura do ano académico, a “tesoura humana” composta pelos manifestantes simbolizou a rejeição às políticas de cortes na Educação. Mais informações aqui (site da Confederação Intersindical Galega).

 Inline image 1

“Polo futuro da Sociedade Galega. Non aos recortes nas Universidades Públicas Galegas. Tesoiradas non!”: o manifesto, que uniu um grande conjunto de organizações neste protesto, denuncia os cortes de 20% nas universidades galegas nos últimos anos e apela ao posicionamento dos reitores, bem como a que o conjunto dos professores aborde a gravidade dos cortes no início das primeiras aulas deste ano lectivo. O documento denuncia ainda a precarização do trabalho na Universidade e exige a dignificação da carreira na investigação científica.

Também por cá o ensino público tem sido um dos alvos da austeridade, degradando as condições de acesso à Educação e atacando os professores. No ensino superior, hoje mesmo, dia em que se conheceram as colocações dos novos alunos, os reitores voltaram a dizer que já não é possível mais cortes, perante a incerteza e a perspectiva de mais restrições no próximo Orçamento de Estado.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather