Testemunho: pediram-me que pagasse 1500€ para poder ir para lá trabalhar a recibo verde

Foto: http://www.portalangels.com/
Recebemos no facebook dos Precários um testemunho, que aqui reproduzimos na integra, sobre uma empresa que, alegadamente, solicita que os candidatos ao emprego paguem 1500€ para lá trabalharem a recibos verdes:
«Boa Tarde! Gostava de poder partilhar com vocês o que me aconteceu.
Hoje fui a uma entrevista numa empresa chamada “Decisões e Soluções”. Ouvi falar desta empresa porque um colega foi a uma entrevista e disse-me que se ganhava muito dinheiro. No entanto, este colega pensou que não tinha perfil e decidiu não continuar a série de entrevistas que o esperavam. Consultei o site da empresa na internet http://www.decisoesesolucoes.com/ e gostei e, portanto, decidi enviar candidatura espontânea. Pesquisei ofertas de emprego desta empresa e verifiquei que a agência de Ponte de Lima tinha colocado um anúncio.

Enviei currículo para esta agência, tendo esta respondido prontamente marcando uma entrevista. Entretanto, recebi uma chamada devido à candidatura espontânea que enviei. Pensei que era realmente estranho estarem mesmo a precisar de pessoas já que, segundo o meu colega, era bem remunerado. Compareci hoje à entrevista em Ponte de Lima. Quando cheguei o entrevistador (muito jovem) estava muito nervoso e parecia que tinha um discurso preparado para mim. Ouvi-o com atenção e coloquei algumas questões. O trabalho seria para consultor financeiro mas numa perspectiva muito comercial como trabalhadores independentes. Passados 20 minutos, apresenta-se o diretor da agência. Bem, isto deve estar a correr bem (ou não). O diretor da agência começa a falar… e nisto vão 20 minutos… tentei falar mas ele não parecia interessado no que eu tinha para dizer e deixei-o continuar… continuou a falar da empresa e que estavam sem tempo para fazer várias entrevistas e iam resumir tudo a uma só entrevista… nisto vai uma hora… bem, ele quer trabalhar com alguém de quem não quer saber nada?! … isto é estranho… nisto vai uma hora e meia… “Isto tudo pagando uma jóia irrisória no valor de 1500 euros”… É este o país que temos! Já pagamos para podermos trabalhar a recibos verdes! Esta agência estava tão desesperada que estava a dizer na primeira entrevista que os candidatos teriam que pagar 1500 euros para terem o privilégio de trabalhar e ainda pagando ao estado como trabalhador independente! No entanto, nas restantes agências aproveitam-se da situação de desempregado, obrigando o candidato a manter o vínculo à empresa e levando-o a comparecer a várias entrevistas para que acredite que de facto há uma triagem e que ele foi escolhido para que possa pagar 1500 euros para trabalhar a recibos verdes! Vergonha!

Ana Bastos»
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather