"Um dia no dois de março" no dia 8 de novembro, às 21h no mob | Fórum Precariedade e desemprego

transferirEm 2013 em Portugal mais de metade da população activa está desempregada ou é precária. Desde o início da intervenção da troika no país que a sua situação progride a passos largos na direcção do desastre humanitário vivido na Grécia.

Em Setembro de 2012, a população manifestou-se massivamente contra as políticas do governo, depois de uma convocatória lançada na internet por um colectivo de activistas, “Que se lixe a troika!”. Pouco tempo depois, a 13 de Outubro, o sector da cultura juntou-se a este movimento, com o evento “Cultura é Resistência”. Nesse dia, ao longo de mais de 10 horas reuniram-se alguns dos nomes mais relevantes do panorama artístico (da área da música, teatro, dança, performance e cinema) num enorme palco montado na Praça de Espanha.

O “Que se lixe a troika” não organizou mais nenhuma manifestação durante vários meses. A 2 de Março de 2013, depois de um processo de alargamento vivido pelo grupo, convocaram outra manifestação. Como sabemos hoje, este protesto foi vivido por toda a sociedade, na maioria das cidades do país. Contou com a adesão de partidos, sindicatos, centrais sindicais e nele participaram marés sectoriais (de estudantes e professores, trabalhadores da saúde, reformados, feminista, LGBT e de deficientes indignados), situação inaudita em Portugal.

O país encheu as ruas, exigindo a demissão do governo e a expulsão da troika.
O governo tremeu, mas não caiu. Não apresentou as medidas que pretendia apresentar para reforma do estado, que representariam um corte de 4 mil milhões de euros no estado social. Tentou reduzir a força das manifestações a uma guerra sobre o número de manifestantes. Este filme documenta a preparação deste protesto, a própria manifestação e os momentos imediatamente seguintes, vividos por um grupo de activistas da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis.

A projecção desta curta está integrada no Fórum Precariedade e Desemprego, a realizar nos próximos dias 8 e 9 de Novembro. Podes ver aqui o programa completo e convidar mais pessoas.

A sessão será no dia 8 de Novembro, às 21h no mob – espaço associativo (Travessa da Queimada, nº 33, no Bairro Alto em Lisboa), e está integrada na sessão internacional do Fórum, que contará com a presença (física e/ou virtual) de activistas de França, Espanha, Itália, Alemanha e Grécia.

Divulga! Traz amigos e amigas! Vem fazer esta luta!

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather