8 e 9 de Novembro | Fórum Precariedade e Desemprego
A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis vai organizar um fórum sobre precariedade e desemprego nos próximos dias 8 e 9 de Novembro, em Lisboa. Esta iniciativa, vai contar com debates, workshops, teatro fórum e várias participações de ativistas internacionais.
É num contexto de rápidas mudanças laborais e de aumento do desemprego que a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis organiza o Fórum Precariedade e Desemprego, que irá iniciar-se na noite de dia 8 de novembro, com uma iniciativa internacional na qual participarão ativistas de diversos países europeu.
No dia seguinte, o fórum irá contar com diversos debates e workshops com a participação de ativistas, investigadores, sindicalistas entre muitas outras pessoas, encerrando-se o dia com uma sessão de teatro fórum seguida de uma atuação do DJ Nuno Lopes. Nesta iniciativa, juntamos ideias e experiências diferentes para pensar o presente e o futuro de uma luta comum: o combate à precariedade e ao desemprego. Contamos com a tua presença! Mais informações serão disponibilizadas em breve mas, entretanto, marca já na agenda!
As inscrições podem ser feitas através deste link
Evento Facebook aqui
PROGRAMA – FÓRUM PRECARIEDADE E DESEMPREGO:
8 e 9 de Novembro
Mob – Espaço Associativo :: Travessa da Queimada, nº 33
Escola de Música do Conservatório Nacional :: Rua dos Caetanos, nº 29
Sexta :: 8 de Novembro
21h – Documentário sobre o 2 de Março
Um dia no dois de março
Em 2013, em Portugal mais de metade da população activa está precária ou é desempregada e a situação do país progride a passos largos na direcção do desastre humanitário vivido na Grécia. Em Setembro de 2012, a população manifestou-se massivamente contra as políticas do governo, depois de uma convocatória lançada na internet por um colectivo de activistas, “Que se lixe a troika!”. A 2 de Março de 2013, o mesmo colectivo convoca outra manifestação. Este filme acompanha a sua preparação, a própria manifestação e os momentos seguintes, vividos por um grupo de activistas da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis. Ficha Técnica: De Joana Campos e Hugo Evangelista, 2013 , 24min, côr
21:30 às 23h – A nossa luta é internacional – Sessão Internacional com várias organizações de luta contra a precariedade laboral
Nesta sessão, representantes de organizações de precários e precárias de vários países – França, Espanha, Itália, Alemanha e Grécia – partilharão connosco as realidades do desemprego e da precariedade (níveis, contornos e impactos) nos seus países, assim como as formas de organização e as mobilizações existentes. Este será também um momento importante para pensarmos em iniciativas de luta conjuntas, rumo a uma resposta europeia de precários-as.
Abertura e moderação: João Camargo – Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis; Espanha – Oficina Precaria; França – Mouvement National des Chomeurs et Précaires; Alemanha; Grécia – Network for the precarity and the unenployment – Diktio episfalos ergazomenon
23:00 :: Dj’s
2Djs2Night (dj set)
Sábado :: 9 de Novembro
Escola de Música do Conservatório Nacional (Durante todo o dia haverá um espaço para crianças, com atividades, para que as pessoas com filhos possam assistir e participar na iniciativa)
09:30 – Abertura
Ana Mafalda Pernão – Diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional
Joana Campos – Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis
10:00 – Mesa Redonda – Precariedade e Desemprego: fatalidade ou projeto?
Moderado por Joana Campos e com a participação de: Mário Nogueira – secretário-geral da FENPROF; Ricardo Antunes (Br) – sociólogo e professor universitário (intervenção em vídeo); Sandra Monteiro – jornalista; José Soeiro – sociólogo; Marco Marques – Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis; Ilona Kóvacs – socióloga e professora universitária.
13:00 – Almoço
14:30 – Workshops
I. “Quem canta sempre se levanta” – Pedro Rodrigues – musicólogo
Afinar um slogan, dar ritmo a uma palavra de ordem, deixar entrar um improviso, construir um grito comum, fazer uma pequena canção. Com música e palavras, fabricar materiais para as lutas de agora.
II. Para que serve e como se cria uma comissão de trabalhadores/as – Alexandre Huchet e Joana Filipe, da CT do BNP Paribas Securities Services Portugal
III. Stencil – Joana Grilo – arquiteta
16:30 – Da condição à ação – Círculos simultâneos:
I – Nova lei dos recibos verdes – uma vitória do movimento social
Com: Tiago Gillot – Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis e Nuno Almeida Alves – sociólogo, coautor do livro “Jovens em Transições Precárias”. Moderadora: Carla Prino
II – A precariedade ganha força com a desigualdade
Com: Ana Estevens – Geógrafa; Plataforma Gueto – Músico e ativista social; Sofia Roque – Associação de Combate à Precariedade; Moderadora: Magda Alves.
III – Desemprego, o eterno retorno da precariedade
Com: Lídia Canha – bolseira de investigação; Nuno Teles – economista, coautor do blogue Ladrões de Bicicletas; Cristina Andrade – Associação de Combate à Precariedade. Moderador: Miguel Heleno.
IV – Trabalhos precários, vidas precárias
Com: Pedro Oliveira – Ator; Renato do Carmo – sociólogo, investigador do Observatório das Desigualdades; Diana Neves – grupo de bolseiros da Associação de Combate à Precariedade; João Carlos Louçã – antropólogo e ativista. Moderadora: Sara Gamito
18:30 – Encerramento
Moderador/a de cada círculo com resumo de Ricardo Vicente – Associação de Combate à Precariedade
21:30 – Peça de Teatro Fórum MET2
Mob – Espaço Associativo
“Não a queremos mais como colaboradora.”, “Não lhe podemos renovar o contrato.”, “Vai ter de cessar funções.”, “ Está dispensada.”, “Está despedida.”, “Fora!”, “Rua!”, “Xô!” Alice ficou sem emprego, sem dinheiro. Será sua culpa? Será que não se “está a mexer”? Que tem de criar o seu próprio emprego? Que não é empreendedora? Que basta acreditar mais em si? Esta peça, além de uma criativa descodificação do “mundo encantado do empreendedorismo”, é uma oportunidade para pensarmos mais, para discutirmos mais e para agirmos mais. O teatro fórum convida-nos a mudar esta história.
23h30 Nuno Lopes DJ set no Mob – Espaço Associativo
by