ABIC apela à Greve Geral
Num comunicado enviado hoje, a ABIC (Associação dos Bolseiros de Investigação Científica), manifesta o seu apoio à Greve Geral do próximo dia 24 de Novembro, e apela aos bolseiros para que se solidarizem entre si neste dia. Continua assim o caminho até ao dia 24 de Novembro, a juntar pessoas todos os dias, para uma Greve que convoca todo o país.
Face à continuação da condição de precariedade dos bolseiros de investigação científica, à falta de perspectivas de alteração do seu Estatuto e de melhoria das perspectivas de oferta de emprego científico necessário ao país, a direcção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) apoia e subscreve os princípios que estão na base da convocação da Greve Geral de dia 24 de Novembro.
A ABIC defende que os bolseiros devem ser considerados trabalhadores e ter acesso aos direitos dos demais trabalhadores, incluindo o direito à greve. Porém, porque o Governo se recusa a rever o Estatuto e admitir que muitos bolseiros preenchem postos de trabalho, à luz da lei os bolseiros não são trabalhadores. Como tal um bolseiro que faça greve não está protegido pela lei se exercer o direito constitucional que nos deveria abranger.
Mas precisamente por nos considerarmos trabalhadores, a ABIC apela a que os bolseiros exprimam apoio e solidariedade com os trabalhadores em greve, e consoante as suas possibilidades e recorrendo à sua criatividade participem na Greve Geral segundo as formas que cada bolseiro ou conjunto de bolseiros determine possível na sua instituição.
by