Apesar dos números, Vítor Gaspar mantém o rumo ao abismo
O Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, participou, durante a última semana, nas reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e ontem, em reunião com banqueiros e gestores de fundos financeiros, explicou “o facto de que a execução do programa de ajustamento está no bom caminho” e que “continuando neste caminho, seremos capazes de ter bom sucesso no sentido de criar os fundamentos para o crescimento sustentado, competitividade da economia portuguesa e criação de emprego”.
Infelizmente para o executivo, os dados oficiais, do próprio Governo, apresentados na passada sexta-feira desmentem o Ministro das Finanças, visto que o défice do Estado duplicou, a receita fiscal caiu cerca de 4,4% e a despesa do Estado está a aumentar. Ou seja, a austeridade não está a funcionar e este é o caminho para o abismo.
Carvalho da Silva, anterior secretário-geral da CGTP, já avisou que a austeridade está a ter um “impacto desastroso” e que o programa do Governo é a “destruição” do Estado social e dos direitos dos trabalhadores. O coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas (OCA) disse ainda que as afirmações de que a política de austeridade é um sucesso em Portugal “é uma mentira, uma fraude autêntica”.
by