Arranca hoje o Mayday Lisboa 2012
Pelo 6º ano consecutivo, vai realizar-se o Mayday Lisboa, uma parada de precários que ocorre em muitas cidades do mundo no dia 1 de Maio. A primeira assembleia será hoje, às 21h, no Centro em Movimento – C.E.M. (Rua dos Fanqueiros, 150, 1°).
Mas houve uma grande mudança da nossa realidade neste último ano, e só se espera que esta acelere.
Se no ano passado, o Mayday2011 foi confrontado com a chegada da troika, agora não só ela já está bem instalada, como já começámos a ver o impacto das medidas de austeridade por si impostas. Mais precariedade, mais desemprego, mais pobreza, menos apoios para quem mais precisa.
Passámos a ter um primeiro-ministro que não hesita em nos mandar emigrar para que nos deixemos de queixar das nossas condições de vida, em nos chamar piegas se nos continuarmos a queixar, e até nos manda pegar em enxadas.
Temos um novo acordo laboral que facilita o despedimento, reduz o valor do trabalho e facilita a precariedade.
Temos uma situação internacional, nomeadamente na Grécia, que espelha o que pretendem fazer connosco, e sobre os quais temos que estar atentos e solidários.
E também tivemos a Iniciativa Legislativa de Cidadãos “Lei contra a Precariedade” a ser entregue na Assembleia da República
Muito mudou neste ano, e por isso cabe a cada um e a cada uma de nós juntar a sua própria voz para darmos uma resposta, que seja colectiva e forte. Não aceitamos um país que não serve os interesses da sua população! Não aceitamos!
Por essa razão, os Precários Inflexíveis estarão presentes no Mayday Lisboa deste ano e contamos também contigo.
by