Associação de Combate à Precariedade comemora o seu primeiro aniversário
Amanhã, dia 12 de Julho, a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis comemora o seu primeiro aniversário a partir das 19:30 com um jantar no Miradouro de São Pedro de Alcântara, seguido de uma festa no Mob – espaço associativo (Travessa da Queimada nº 33 – Bairro Alto).
O encontro no São Pedro de Alcântara será marcado por intervenções de:
António Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa,
Joana Manuel, atriz e ativista do Que se Lixe a Troika,
Renato do Carmo, investigador;
No Mob será possível ver a exposição “6 para 1. anos de combate à precariedade” e ouvir o concerto do cantautor Chico do Vale.
Foi há um ano atrás que se constituiu a Associação, seis anos depois do surgimento do colectivo Precários Inflexíveis, que foi, desde 2007, denunciando situações de precariedade, fazendo variadas campanhas e conseguindo importantes encontros com vários sectores do movimento social, sempre em nome de um combate constante ao projeto de precarização das relações laborais.
A Associação tomou a iniciativa, envolveu-se e contribuiu para organizar as maiores mobilizações das últimas décadas na sociedade portuguesa e esteve em todos os protestos que exigem o fim deste governo e da política devastadora e antidemocrática da troika.
Os últimos anos de austeridade devastaram o país e agravaram o binómio desemprego-precariedade. Hoje, consideramos o desemprego – o principal problema social no país – como a forma mais radical de precariedade, que está a condenar o futuro de milhão e meio de pessoas e de toda a sociedade portuguesa. Com menos de metade das pessoas desempregadas a receberem apoio, a prioridade tem de passar por permitir que estas pessoas tenham acesso a um apoio que lhes permita viver e não entrarem numa situação de exclusão social.
É urgente inverter os números do trabalho precário, do desemprego e da emigração forçada. E é nesta urgência que trabalhamos todos os dias e que, incansavelmente, lutaremos por ter de volta as nossas vidas e o país.
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/156565544531149/