"Atrair mais imigração qualificada e fazer regressar alguns cérebros portugueses" – Sec. Estado Pedro Lomba cai no ridículo
O secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, deu hoje uma entrevista à antena 1 anunciando uma “nova estratégia para as migrações, para “atrair imigração qualificada” e “fazer regressar alguns cérebros portugueses”. No entanto, toda a entrevista é simplesmente ridícula, porque o governante não é capaz de apresentar uma medida, uma ação, uma meta, um objetivo ou os meios que o governo vai dedicar a este desiderato.
O próprio jornalista o afirma: “O diagnóstico está feito há muitos anos e é por isso que lhe pergunto: que estratégias vai usar?”; ao que Lomba responde “depois apresentaremos medidas concretas”.
“O que me está a prometer aqui é um milagre apenas com base na alteração de estratégia!” – diz o jornalista, estupefacto. Ao que o Sec. Estado não consegue responder.
A questão é grave, pois num momento em que saem todos os anos centenas de milhares de pessoas do país e que o governo acaba com milhares de bolsas de doutoramento e pós doutoramento, vem Pedro Lomba dar a cara por uma manobra de propaganda estéril.
Sem acabar com a política de austeridade não haverá recuperação económica, criação de empregos ou atração de cérebros e isso já é claro para todos, apesar do voluntarismo de Lomba.
Entrevista aqui.
by