Bulhosa despede trabalhador que denunciou situação laboral na televisão

A Bulhosa Livreiros S.A., empresa detentora de várias livrarias e pertencente ao Grupo LMB SGPS (que inclui, entre outras, a editora Civilização), despediu o trabalhador que, durante uma acção de protesto na abertura da última edição da Feira do Livro de Lisboa, prestou declarações à SIC. É este o desfecho do processo disciplinar que a empresa impôs a este trabalhor, que, como muitos outros, legitimamente organizaram e participaram num protesto que denunciou a situação de salários em atraso e incumprimentos vários que se arrasta há muito tempo na empresa.
 
O CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, que tem apoiado a luta que os trabalhadores da Bulhosa têm desenvolvido desde o ano passado, disse recentemente em comunicado que a Bulhosa vê o exercício da liberdade de expressão e de organização como “oportunidade para despedir” e que “a empresa mantém os seus trabalhadores na incerteza em relação ao seu futuro, quer profissional quer pessoal”. O trabalhador despedido deixou uma nota de solidariedade e encorajamento aos seus colegas no Facebook.

Impressiona a impunidade com que os direitos são desrespeitados e a ameaça se impõe perante a indiferença dos organismos públicos que deviam proteger quem trabalha. Juntamo-nos às exigências básicas dos trabalhadores da Bulhosa e do CESP. Deixamos a nossa total solidariedade com o trabalhador despedido e com a luta de todos os trabalhadores a quem a Bulhosa continua a dever salários e a desrespeitar direitos.

 
Mais informações no Grupo no Facebook “Os ordenados em atraso na Bulhosa“. 
Ver também:
Bulhosa Livreiros despediu um trabalhador (notícia Correio da Manhã)
– notícia Expresso com vídeo da reportagem da SIC invocada pela Bulhosa para o processo disciplinar
– outros momentos da luta dos trabalhadores da Bulhosa: denuncia da situação de salários em atrasogreve em Fevereiro passado e suspensão do trabalhador agora despedido.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather