Guimarães 2012 – CEC não paga honorários

Luís Pacheco Cunha, Presidente do CENA
Continuam a surgir relatos de falta de pagamento de honorários em Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Entre adiamentos sucessivos e promessas incumpridas, são já vários os artistas e estruturas artísticas que continuam sem receber os honorários das obras e espectáculos apresentados no âmbito da CEC.

O CENA – Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, realizou esta sexta feira uma conferência de imprensa onde, em conjunto com representantes de algumas estruturas credoras da CEC, relatou a difícil situação vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras que ainda não foram pagos pelo seu trabalho. No seu portal de Internet, o CENA divulgou um manifesto intitulado “GUIMARÃES 2012 CEC NÃO PAGA AOS ARTISTAS”.

O CENA anunciou que pondera seguir a via judicial para combater esta situação. Também as estruturas artísticas não colocam de parte uma acção que lhes possa fazer valer os seus direitos. 
A CEC apresentava-se como uma âncora a que vários profissionais da música, do espectáculo e do audiovisual se podiam agarrar neste difícil ano de 2012 para as Artes e a Cultura em Portugal. Ao invés, tem sido um quebra cabeças para o sector, visto que algumas das companhias lesadas, já avançaram com meios próprios para pagar aos seus trabalhadores e trabalhadoras. 
Da parte da Fundação Guimarães 2012 – CEC, continua a promessa de que o dinheiro aparecerá, o último prazo dado foi o de ontem, 31 de Agosto, que se saiba, hoje, 1 de Setembro, as contas bancárias dos profissionais que passaram por Guimarães, ainda não receberam o dinheiro em falta.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather