CENA: "DGArtes: apoios pontuais e anuais não vão existir em 2012"

Via CENA:

«Depois dos apoios quadrienais e bienais terem sofrido um corte de 38%, confirmou-se esta sexta feira que os apoios pontuais e anuais não terão direito a concurso em 2012. Mais uma vez se está a pôr em risco a criação artística no país com um consecutivo desinvestimento no sector.

Samuel Rego contrapõe o fim destes concursos com a abertura de concursos para a internacionalização numa tentativa clara de tirar com uma mão e dar com outra. Só que a mão que dá tem 600 mil euros que serão distribuídas por 100 candidaturas, a mão que tira, vai roubar 2,1 milhões de euros que eram distribuídos por 107 candidaturas. Para além disso, apoiar a internacionalização não é o mesmo que apoiar a criação, uma vez que estes apoios pontuais e anuais serviam para o aparecimento de novos projectos.  É de prever que os mais afectados sejam os jovens criadores e as pequenas estruturas, muitas delas sem espaço próprio, que tinham nestes apoios o seu balão de oxigénio.

Este governo continua a ser displicente com a Cultura e a criação artística no seu país, continua a demonstrar que o seu único plano para o sector é levá-lo à extinção. Esta atitude requer uma tomada de posição forte por parte de todos os agentes culturais e o CENA está determinado nessa luta.

Notícia do jornal Público com reacções de agentes ligados ao sector, incluindo o CENA.»

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather