Comunicado de imprensa dos Precários-Inflexíveis 27/04/09
Ouvi agora senhores uma história de pasmar. Há em Portugal uma autarquia original, que decidiu custear o aumento de espaço físico de uma empresa de sucesso – a ES Contac Center, do grupo Espírito Santo. Qual será o sucesso da dita empresa, perguntais? É na casa dos milhões de euros de volume de negócios, à custa da exploração de precários: 12,8 milhões de euros em 2007.
Mas a chantagem da crise parece que rende a alguns. É que como passou a ser do conhecimento público na semana passada – apesar de se dizer uma “empresa em crescimento” – a ES Contact Center irá gozar de um investimento de 700 mil euros da câmara municipal das Caldas da Rainha.
Segundo uma notícia recente do DN, a ES Contact Center mencionou epistolarmente a possibilidade de procurar outras paragens caso a autarquia recusasse embarcar nesta ajuda. Importa aqui referir que o administrador delegado da ES Contact Center é Pedro Champalimaud, presidente da Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), pelo que a ameaça de deslocalização assume uma gravidade acrescida.
Mas está tudo bem, a ameaça não se concretizará. Afinal, a mesma ES Contact Center que agora vem pedir patrocínio aos contribuintes das Caldas da Rainha e de todo o país foi considerada há um ano a empresa do ano em 2007, recebendo um prémio da própria Câmara Municipal das Caldas da Rainha. E Pedro Champalimaud recebeu do sector o prémio individualidade do ano em Dezembro, pelo seu trabalho à frente da ES Contact Center e da APCC. Por isso, há que mantê-los nas Caldas da Rainha a todo custo, não é? Terá sido o que pensou o Presidente da autarquia, Fernando Costa (PSD), que fez aprovar o negócio há dias em assembleia municipal. Argumenta o Presidente que estes 700 mil euros representam a garantia de mais “300 a 350 postos de trabalho” no concelho e “150 mil euros de ordenados por mês”.
Ora, é só fazer as contas:
150 mil euros a dividir por 350 “postos de trabalho” dá 428 euros. E 150 mil euros a dividir por 300 “postos de trabalho” dá 500 euros. Mas estaremos a falar de “postos de trabalho” à séria? Ou será que os novos postos de trabalho que a ES Contact Center obrigou os contribuintes a custear serão para pessoas que trabalharão de forma precária? A estes 428/500 euros ainda será necessário descontar Segurança Social?
Trata-se portanto de “postos de trabalho” que na melhor das hipóteses rondam o salário mínimo e que a autarquia das Caldas da Rainha compra a um preço entre os 2000 e os 2333 euros a cabeça, conforme se tratem afinal de 300 ou 350 postos de trabalho. Se a moda pega…
Nesta história de pasmar entra então a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, a quem ficaria bem perguntar se repudia esta prática no mínimo estranha da autarquia das Caldas da Rainha.
E ficaria também bem perguntar aos responsáveis da RTP, do Turismo de Portugal, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e do Instituto Português da Juventude – todos clientes ilustres da ES Contact Center – se estão dispostos a assumir uma posição clara contra esta extorsão de dinheiro dos contribuintes e acima de tudo contra a precariedade e exploração dos trabalhadores do call center.
Ficamos à espera das perguntas e sobretudo das respostas.
Precários Inflexíveis
by
isto é tão macabro que eu só consigo chorar…
Recentemente fui a uma entrevista para uma conhecida rede de livrarias e fiquei pasmado com o ordenado que oferecem!Dificilmente passaria os 550 €!
olá anónimo… não perdes nada por meter aqui o nome da livraria, aliás, pelo contrário. Só podemos ganhar em denunciar o roubo com as letrinhas todas.
Já agora, se quiseres escrever um pequeno texto que diga qq coisa sobre, ti, o que estudaste, o que trabalhaste, o que te oferecem, perspectivas de vida etc…
…podemos postar aqui.
abraço
rUImAIA
a propósito, já se tinha falado aqui desta empresa:
http://precariosinflexiveis.blogspot.com/2007/09/humanidade-vs-produtividade.html
Quem tem mais histórias para contar?
A cadeia de livrarias é a Bertrand!
O ordenado base são 450€! Enfim…
se acham que 450 é uma miséria,(eu acho também).que dizer de uma entidade bancária que propoe trabalho é borla,assim para aquecer,tão a ver…
Estagiário Curricular para Departamento RH (M/F)
Empresa: BNP Paribas Data
Introdução:
O BNP Paribas Securities Services (banco detido a 100% pelo BNP Paribas) tem como objecto a prestação de serviços nas áreas de liquidação e custódia de títulos tendo, em Janeiro de 2008, constituído em Portugal uma Sucursal, com o objectivo de vir a criar, ao longo dos próximos 3 anos, um Dual Office, a operar em ligação com os escritórios de Paris, nas áreas de Operações e IT.
Neste sentido, pretendemos recrutar Estagiário curricular para Departamento RH.
Requisitos:
– Frequência Universitária na área de Gestão Recursos Humanos ou Psicologia Organizacional;
– Fluência em Inglês (obrigatória) e bons conhecimentos de Francês são condição preferencial;
– Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
– Personalidade: facilidade de relacionamento interpessoal, capacidade e gosto de trabalho em equipa, proactividade, sentido de organização e de responsabilidade.
Oferece-se:
– Oportunidade de aprendizagem;
– Ambiente multicultural e internacional.
Local:
Lisboa (Distrito de Lisboa)
Entrada:
Imediata
E já agora um tradutor licenciado a 450????que tal…
TRADUTOR (M/F)
Oferta Nº: 587621014
Sector de Actividade da Entidade: OUT ACTIVIDADES DE SERVIÇOS
Profissão Pretendida
Profissão: TRADUTOR (M/F)
Número de Postos: 1
Local Trabalho
Freguesia(s): ESPINHO;
Habilitações escolares
Habilitações Mínimas: Licenciatura
Área de Estudos: LÍNGUA E LITERATURA MATERNA
Formação Profissional
Formação Profissional Obrigatória: Não Relevante
Idiomas
Idioma Oralidade Escrita Leitura
INGLÊS Muito Bom Muito Bom Muito Bom
ALEMÃO Muito Bom Muito Bom Muito Bom
Horário Trabalho
Horário: 9-18 H – 1H INTERVALO ALMOÇO
Descanso Semanal: fim-de-semana
Condições
Conhecimentos Profissionais: – Licenciatura em Línguas / Tradução – idiomas: Inglês e Alemão
Conhecimentos Específicos: – Licenciatura em Línguas / Tradução – idiomas: Inglês e Alemão – Bons conhecimentos de Informática
Outros Dados
Tipo de Contrato Oferecido: A Termo
Duração: 6 (meses)
Trabalho a Tempo: Completo
Remuneração oferecida: 450 Euro
Subsídio de Refeição: 4