Comunicado: Movimento Precários Inflexíveis analisa programa e principais intenções do Governo

20 de Julho de 2011
Clica na imagem
para acederes ao Documento
O novo Governo PSD-CDS quer acelerar a implementação de várias medidas que terão profundas consequências na vida colectiva e nos direitos de quem trabalha, aproveitando a margem da sua recente eleição. Irão procurar uma estratégia comunicativa que justifique os enormes retrocessos que se perspectivam. Grande parte destas alterações terão consequências para os trabalhadores e, em particular, para os trabalhadores precários, que são simultaneamente alvo das medidas e destinatários da sedução propagandística que já está em curso.
Por isso, o movimento Precários Inflexíveis avaliou, ponto por ponto, as principais intenções e medidas previstas no Programa do Governo. Depois da publicação durante os últimos dias no nosso blog, o documento “O que quer o Governo?” (que segue em anexo) condensa uma análise e posicionamento sobre as questões que considerámos mais relevantes:
– Contrato único
– Banalização do trabalho temporário
– Perseguição aos desempregados
– Legalização dos falsos recibos verdes
– Redução da Taxa Social Única
– Cortes e privatização da Segurança Social
– Imposto extraordinário
– Privatização de serviços públicos
– Desvalorização do trabalho
– Facilitação e embaretecimento dos despedimentos
Divulgamos este documento justamente no dia em que o Governo anunciou uma primeira fase de alterações à legislação laboral, em que várias das matérias aqui analisadas estão presentes. Sabemos que são necessárias ideias e mobilização por soluções alternativas à suposta inevitabilidade da precariedade e do desemprego; é também assim que entendemos este documento.

notícia: no Sol.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather