Contra o trabalho precário: MAYDAY! :: Mayday Lisboa 2011
Mais de mil pessoas juntaram-se ao Mayday Lisboa 2011 para celebrar em conjunto o dia do Trabalhador. O percurso do protesto iniciou-se no Largo Camões com a leitura do manifesto do MaydayLx2011 e com a actuação dos Bizu Walking Band.
Depois da parada seguiu rumo ao Martim Moniz onde se juntou à manifestação do 1º de Maio da CGTP-IN. Nem a chuva parou os precários e as precárias que foram gritando palavras de ordem contra a precariedade e contra o FMI.
Frente ao Banco de Portugal, os manifestantes do Mayday ergueram uma faixa dizendo “FMI + Banca = mãos ao alto, isto é um assalto!”. Já no Pingo Doce da Av. Almirante Reis, o Mayday entrou no supermercado e leu um texto em solidariedade com todos os trabalhadores e trabalhadoras da Jerónimo Martins e da Sonae.
Este caminho terminou na Alameda, mas começou há meses atrás com assembleias abertas e públicas, onde dezenas de trabalhadores e trabalhadoras precários/as decidiram o que seria esta parada do Dia do Trabalhador.
Foi um percurso de enorme aprendizagem e de recusa das vidas precárias, da austeridade e da política da “inevitável” do FMI.
O tom do protesto foi claro: “Precários nos querem! Rebeldes nos terão!”
Vê o blog do Mayday Lisboa 2011 aqui.
by