CTT privatizados? Governo usa 90% do dinheiro das privatizações anteriores para pagar dívida

1454633_586998174727927_1194178180_nSabe-se hoje que cada ação dos CTT que irá ser dispersa em bolsa na quinta-feira vai valer 5,52€. O Governo de Passos e Portas reafirma a importância de vender os Correios para encaixar uma receita estimada entre os 430 e os 579,6 milhões de euros. Mas como os Correios dão lucro – ainda este ano tiveram lucros de 45,2 milhões de euros – percebe-se que o Governo hipoteca rendimentos futuros para receber em cash já.

Mas para que serve o dinheiro da privatização dos CTT? Serve para melhorar o ensino público? Serve para melhorar os hospitais públicos? Não… serve para pagar à troika e aos credores da dívida pública.

O Governo arrecadou 4043 milhões de euros com a privatização da EDP, ANA e REN e usou 90% desse dinheiro para pagar aos credores internacionais. O Estado vendeu empresas públicas rentáveis e que prestavam bons serviços aos cidadãos e cidadãs para pagar a dívida que continua a subir e que já se provou ser um saco sem fundo.

Em toda a Europa já se provou que o Estado é mais eficaz e eficiente a gerir os serviços de correios do que os privados e por isso já sabemos que esta privatização vai ser pior para o serviço e com esta privatização os postos de trabalho dos CTT ficam ameaçados. Mas nada disso interessa para Passos e Portas.

Assina a petição contra a privatização dos CTT aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather