De España: “Greve Geral contra o governo de Direita de Passos Coelho”

No país vizinho parecem entender muito bem as razões para esta greve geral. Nas manchetes dos principais jornais, lêem-se resumos do significado desta greve: “Greve Geral contra o governo de Direita de Passos Coelho”, “Greve Geral contra a política de  cortes”, “Greve Geral contra mais austeridade”.
No El País, diz-se que Portugal “enfrenta” hoje uma greve geral contra a política de cortes e contra o Governo do conservador Pedro Passos Coelho, depois de ter anunciado mais duras medidas de austeridade que até afectam os pensionistas. A importância desta greve é reiterada com o facto de ser a terceira vez, desde há mais de 20 anos, que CGTP e UGT se unem na mesma convocatória. E faz ainda referência ao “explosivo manifesto ‘Um Novo Rumo’” de apelo à mobilização, partilhado por Mário Soares, entre outros.

No jornal catalão La Vanguardía e no El Mundo, faz-se um retrato fiel ao que se passa neste momento no país: que há um “profundo sentimento de justiça face à distribuição dos sacrifícios”. Referem ainda que a actuação do governo e a perspectiva de medidas ainda mais apertadas em 2012 podem fazer desta greve um acontecimento muito mais significativo do que o do ano passado, ajudados pela actual taxa de desemprego, a mais alta desde 1980.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather