Debate: Mobilidade dos Altamente Qualificados

O escritório de advogadas Projecto Lei abre as suas portas de novo esta quinta-feira para um debate sobre a Mobilidade dos Altamente Qualificados.
Os Precários Inflexíveis estão solidários com esta iniciativa e partilham aqui o texto do convite e a página do Facebook.

“As conversas nas últimas quintas-feiras do mês continuam no Projecto Lei. No próximo dia 27 de Outubro, haverá lugar para mais uma discussão interessante com um tema muito em voga nos dias de hoje: Mobilidade dos altamente qualificados.

Cada vez mais, o conhecimento é partilhado entre países e são cada vez mais os cientistas portugueses no estrangeiro. Ana Delicado, uma das nossas convidadas, elaborou um complexo estudo sobre e…ste assunto e irá falar-nos das razões desta mobilidade. Entre as muitas questões que podemos levantar, talvez uma das mais pertinentes, seja tentar saber se Portugal não devia investir mais nas pessoas altamente qualificadas, nomeadamente com a criação de mais centros de estudo e investigação.

Nuno Fontes, outro dos convidados, foi um desses cientistas a trabalhar no estrangeiro, nomeadamente nos Estados Unidos e na Escócia. Agora vem ao Projecto Lei falar-nos sobre a sua experiência e sobre a sua situação actual. Quem é que ganha mais com as investigações dos portugueses altamente qualificados? Portugal ou o país que os acolheu?

CONVIDADOS

ANA DELICADO

Nascida em 1973, natural de Paço de Arcos. Socióloga, doutorada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi bolseira de investigação do Observatório das Ciências e Tecnologias (1997-2001), bolseira de doutoramento no ICS-UL (2002-2005), Research Fellow do Institute for Prospective Technological Studies – European Commission Sevilha (2006), bolseira de pós-doutoramento no ICS-UL (2007-2009).

Trabalha principalmente na área dos estudos sociais da ciência. Desenvolveu investigação sobre organizações não governamentais e voluntariado, riscos ambientais, museus de ciência e cultura científica, o uso da internet pelas crianças e a mobilidade internacional dos cientistas.

Estuda actualmente a adaptação e mitigação às alterações climáticas, pela perspectiva da investigação científica e relações com a sociedade. O objectivo principal é compreender a resposta da comunidade científica aos desafios deste novo risco global e como os cidadãos são envolvidos nos esforços de I&D e na tomada de decisão política sobre alterações climáticas em Portugal.

NUNO FONTES

Engenheiro Senior e leader de desenvolvimento técnico na Roche/Genentech em São Francisco na California/USA. A sua principal actividade é a gestão de equipas responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de processos de fabrico de biofarmacos para ensaios clínicos e produção comercial. Antes de entrar para a Roche/Genentech em 2004, trabalhou 4 anos como Cientista Senior na Biotecnol SA em Oeiras.

Licenciou-se em Química Aplicada em 1995 pela Universidade Nova de Lisboa e doutorou-se em Engenharia Química em 2003 pela mesma Universidade em colaboração com a Universidade de Strathclyde na Escocia. Realizou um mestrado em Gestão e Comercialização de Ciência e Tecnologia pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa em colaboração com a Universidade do Texas em Austin e fez uma pós-gradução em Gestão de Projecto pela Universidade Autónoma de Lisboa. É certificado como Project Manager Professional pelo Project Management Institute (USA). “

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather