OIT: 73 milhões de jovens desempregados no Mundo

A Organização Internacional do Trabalho fala de uma geração perdida. Há 73,4 milhões de pessoas com menos de 24 anos desempregadas em todo o mundo. Portugal, que viu uma subida vertiginosa no número de desempregados jovens, é o terceiro país da OCDE com mais desempregados, atrás apenas de Grécia e da Espanha.

ptgr

O perigo de toda uma geração se desqualificar e não conseguir encontrar um emprego decente em toda a vida é uma iminência para a qual a OIT dá o alerta. A Europa do Sul, intervencionada pela troika, é uma das regiões mais afectadas e onde o desemprego e o desemprego jovem mais cresceram. A ascensão generalizada da precariedade é a consequência óbvia destes fenómenos e reforçam-se mutuamente, algo reconhecido pela OIT. Enquanto os donos do discurso público continuam a louvar as virtudes do empreendedorismo, o mundo reconfigura-se e hoje são dezenas de milhões que nada conseguem produzir e que dependem crescentemente das famílias, enquanto os estados sociais se vão erodindo.

À ameaça global é preciso responder com mobilização internacional. Contra o novo regime, da troika, do desemprego e da precariedade, que nos destinam como único possível.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather