Despedimento colectivo político na AMEC

Via Sindicato CENA

A direcção da AMEC – Metropolitana de Lisboa, decidiu aumentar ainda mais o clima de pressão para com os seus trabalhadores. Depois da coacção psicológica, cortes salariais ilegais e continuada rejeição das propostas da Comissão de Trabalhadores, decidiu aplicar um despedimento colectivo com justa causa a 7 trabalhadores da instituição.

Afirmamos que este é um despedimento colectivo político, senão vejamos: dos 7 trabalhadores despedidos 6 são associados do CENA, onde se incluem 2 dirigentes sindicais, o delegado sindical e o Presidente da Comissão de Trabalhadores. Este despedimento vem no seguimento de uma carta que a direcção da instituição enviou ao CENA ameaçando o Sindicato caso este não cessasse com as tentativas de defender os direitos dos trabalhadores e a própria viabilização da instituição. Visto que o CENA sempre afirmou que estaria ao lado dos seus associados e restantes trabalhadores da AMEC, este despedimento parece-nos ser a resposta pouco subtil que a AMEC quis dar ao Sindicato e à CT.

Foi já enviado um pré-aviso de greve para dia 24 de Maio, que conta com o apoio da Comissão de Trabalhadores. Em comunicado próprio, a CT afirma que “esta é a primeira medida de um conjunto de protestos que estão a ser preparados pelos professores, músicos e funcionários da instituição exigindo-se a demissão da Direcção da METROPOLITANA composta por Cesário Costa, Fátima Angélico e Paulo Pacheco após um processo de despedimento colectivo cirúrgico de retaliação contra aos professores, músicos e funcionários que não assinaram a adenda contratual ilegal.”

A CT adianta ainda que se chegou “a uma situação que ultrapassou o limite do aceitável e equaciona-se seriamente a suspensão dos contratos de trabalho como forma de protesto, impossibilitanto a realização dos concertos já agendados, levando ao cancelamento das aulas dos 450 alunos das 3 Escolas de Música (Profissional, Conservatório e Curso Superior) com consequências evidentes no normal funcionamento do Ano Lectivo e da instituição.”

Esta atitude é totalmente contra tudo o que se deve esperar de uma Democracia adulta e que sabe que os trabalhadores têm direito a ter voz e a serem representados.

Aqui fica o Pré – Aviso de Greve do CENA:

PRÉ – AVISO DE GREVE
O CENA convoca para o próximo dia 24 de Maio uma paralisação geral dos trabalhadores da AMEC / Metropolitana.
Esta greve, decidida em Assembleia Geral no passado dia 3 de Maio, pretende alertar para a gestão perigosa e errática que vem sendo apanágio da actual Direcção da AMEC e a ausência de qualquer estratégia de reestruturação da instituição, ameaçada com uma grave situação de sub-orçamentação e desinvestimento.

Os trabalhadores da AMEC exigem:
1 – A imediata suspensão do procedimento de despedimento colectivo iniciado nos últimos dias, que visa, à revelia de todas as normas democráticas e laborais, o afastamento de todos os representantes dos trabalhadores Comissão de Trabalhadores, dirigentes e delegado sindical, no que consubstancia, ainda um grave e simbólico ataque aos direitos e garantias consignados na Constituição da República.
2 – A retoma da fasquia de dotação orçamental, por parte dos Fundadores e demais Promotores da AMEC, que garanta condições para o funcionamento integral da instituição, com todas as suas componentes performativas e de ensino e o saneamento das dívidas geradas por sucessivas equipas de gestão calamitosa.
3 – A imediata demissão da actual Direcção, responsável – a par do agravamento das opções de gestão – pela instauração de um clima de terror e intimidação na casa que inibe os processos criativos de comunicação artística e cultural e compromete gravemente os objectivos seminais que a Metropolitana prossegue e demonstrou, no passado, ser capaz de atingir.
Toda e qualquer negociação a decorrer com os trabalhadores e seus legítimos representantes só poderá ocorrer, a partir deste momento, em sede de Conselho de Fundadores da AMEC, excluindo-se liminarmente a interlocução da actual Direcção.
Lisboa, 17 de Maio de 2012
A Direcção do CENA

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather