Empresa pede fotos de corpo inteiro para contratar trabalhadoras
A Clinique SA informou uma das pessoas que se candidatou a uma vaga na empresa que devido “à exigência da gerência” deviam ser enviadas “fotografias de corpo inteiro” porque são obrigados “a admitir apenas as colaboradoras mais fisicamente apelativas possível”.
A candidata respondeu à empresa e fez uma queixa à ACT.
O post original publicado a 16 de março ficou viral no facebook e conta já com centenas de partilhas.
Este tipo de ofertas de emprego e as solicitações que empregadores sem escrupúlos fazem são a prova que o mercado de trabalho é hoje uma selva onde as trabalhadoras e os trabalhadores estão sozinhos. É necessária uma atitude dissuasora destes comportamentos por parte do Estado.
by
É por existirem muitas “Inês dos Santos” no nosso país, vendidas e alienadas como esta “Sra” ,que o país está como está…vergonhoso gente desta fazer parte do recrutamento de qualquer empresa de qualquer país do Mundo…triste muito triste. Felicito a pessoa que denunciou esta prática, se muitas/os candidatos fizerem o mesmo, talvez um dia tenhamos um país com mais direitos e menos desigualitário, a todos os níveis.bem haja!
Mais uma oferta em que o que ineteressa não é o Cérebro mas apenas e só o exterior! Tristeza em haver pessoas que pactuam com essas mesmas pessoas…Mas Mulheres com M grandes nao se deixam influenciar com este tipo de práticas..Muitos Parabens…pela Denuncia
Primeiro o meu nome é falso mas as minhas palavras são verdadeiras. Vamos conversar!
Sou 100% a favor ao que disse a Inês. Também já vi muitos anuncios a pedir foto com as mesmas pretensões que esta empresa.
Mas. vamos falar. Foram ver o que se dedica esta empresa? Eu fui. Eles vendem produtos cosméticos. Sabem que uma venda não é um processo justo. É um processo de persuasão. Eles em primeiro lugar, antes de vender produtos, vendem a sua imagem. E como uma empresa capitalista (que são todas) têm todo o direito de ter uma politica interna própria. É verdade que vai contra a lei este ponto. E concordo que seja proibido este tipo de comportamento. Mas, também é verdade que as mulheres que querem comprar estes produtos vão “julgar” as funcionárias e se essas funcionárias tiverem uma imagem que elas desejam elas vão comprar.
Aqui o grande problema desta empresa é não ter um departamento de Relações Publicas e possivelmente não levam o recrutamento tão a sério como levam o seu site e os seus produtos porque se tivessem nada disto se passava e eles podiam continuar com as suas politicas.
A grande diferença é que a maioria das empresas pensam desta forma só que não são apanhadas como foi esta.
Vão me dizer que nunca compraram nada pela imagem das funcionárias ou não começaram a frequentar um lugar por gostarem delas? Tudo bem, é errado e na minha prespetiva penso absurdo mas ainda existem muitas empresas que acreditam na beleza a cima de tudo porque vende e é o caminho mais fácil.
Pelo menos sabemos que nesta empresa as mulheres são todas giras de corpo é o lado bom da coisa haha …
Acho um escanda-lo, claro. E também acho um escanda-lo a precariedade e a falta de vergonha dos empregadores. Só vos quis mostrar outro ponto de vista porém considero condenável e espero que sejam punidos.
Sem querer ofender ninguém, deixo minha opinião.
De facto é vergonhoso este tipo de exigência para certos tipos de trabalho. Em relação à Sra. que deu resposta à Sra. que se tinha candidatado,acho que temos que pensar que é uma simples funcionária que está simplesmente a cumprir as suas obrigações e como outro ser precisa de trabalhar para sobreviver,e por sorte até deve ter um corpito jeitoso o que lhe fez ficar com o posto que tem,isto claro,se não for ela a gerente ou uma delas.
Sim,exactamente é discriminação, assim como também é, quando alguém se candidata a um emprego aos 20’s e tantos anos,30’s e 40’s,acabam na maioria das vezes não ficando com o lugar pela idade,é vergonhoso e faz criar tanta indignação.
Mas enfim é este o país que temos e que vivemos.
P.S- usei país com ‘p’ pequeno porque é o tamanho que temos as pessoas que temos a nos governar.
E para terminar,temos que agradecer a Sra. Daniela o ter publicado o seu caso e procurado pelos seus direitos,se muitos de nós fizessemos o mesmo talvez certas situações vergonhosas não aconteceriam.
Acho que é algo perfeitamente normal. A maioria das empresas pode não pedir a foto de corpo inteiro, mas na entrevista,vão avaliar na mesma o fisico, cara e personalidade da pessoa. Por vezes alguém com menos qualificações oferece mais confiança, empatia, apresentação e é contratado.
Muitas podem não pedir fotos antes, mas na entrevista, aqueles que têm tatuagens, brincos e no caso dos homens, que têm alguma barba por fazer ou cabelo cumprido, então não são selecionados. Em Portugal liga-se muito a aparencia, enquanto noutros países que visitei é frequentissimo ver pessoas a atender cheias de grandes tatuagens, imensos brincos, piercings, cabelos alternativos, homens com barba e cabelo cumprido.
Sinceramente. .. Pedro, mesmo sendo uma empresa que venda cosmética, então quem é gordo ,baixo ou pesudo não precisa de comer?! Não precisa de ter uma vida digna como uma pessoa normal. Essa empresa como você bem disse tem que ser punida. E a senhora fez muito bem em colocar isto nas redes sociais. Eu sou um caso desses… não aceitaram a minha candidatura numa empresa que nem vale a pena dizer , porque nao vestia o numero 38. Ok!!! Não consegui a vaga… mas passados alguns anos tive o privilégio em trabalhar numa empresa multinacional em cosmética que foi na L’oreal….
Não acredito que isto ainda acontece.
É por isso que o país esta assim….
Caro Pedro, tem toda a razão. Escandaleira desnecessária, mas entretanto diz-se: “Escândalo” e não “escanda-lo”..veja lá, ainda o processam por isso e entretanto aproveite o corretor ortográfico e vá aprendendo a escrever… mas continua a ter razão. Bjns
O que eu acho um escanda-lo é este escanda-lo.
e depois vem-se a saber que não existe Ines Santos e que quem responde aos emails assinados por esse nome é um ressabiado de merda que paga mal e quer dar umas a troco da permanência no emprego…
Fez muito bem em denunciar a situação!
Ao contrário de muitos comentários que vão para aqui, não não acho que a aparência seja o mais importante para vender. Não não volto a um local pela aparência das pessoas. Volto a locais onde sou bem tratado, onde existe simpatia, não preciso de me identificar ou idolatrar um corpo para comprar um produto…e se o produto for uma m***a não adianta ter “modelos” a vendê-lo.
Existe uma diferença em ter um ar mais formal em certos empregos mas daí a ter de caber num estereotipo vai uma grande diferença.
As mentalidades deste país são ridículas!! E ainda me apetece frisar que quem é inteligente, qualificado, gentil, não o tem estampado na testa, tal como se tiver piercings ou tatuagens ou barba não é o antónimo de bom trabalhador! Mentalidades…mentalidades…
Eu cá gosto das pessoas e torno-me cliente “delas” por serem simpaticas, respeitadoras, boas profissionais, etc. Ou seja, por fornecerem um bom serviço. De resto, pouco me importa o aspeto fisico das mesmas… Mulheres giras ha por todo o lado e para ve-las basta sair de casa, ou talvez ir a internet.
Precisamente, os cosméticos são destinados a TODAS as mulheres. Todas elas podem ficar mais “fisicamente apelativas” com a ajuda dos cosméticos independentemente do tipo de corpo que apresenta. Ou só top models compram clinique? Não acha importante o cliente identificar-se também com o representante da marca?
Chamam para entrevista, avaliam-te, mandam-te embora por qualquer outro motivo. Não é de agora e como já foi dito, a imagem tambem vende, especialmente sendo uma empresa de venda de produtos de beleza, é o mesmo q meter uma pessoa de 130kg a vender produtos de emagrecimento…
Engraçado como me fizeram o mesmo eu só fechei a conversa mesmo lololol esta gente realmente. ..
Que treta de conversa…. Discriminação e verdade mas o produto e vendido pela imagem..Não sejam parvos… Eu já comi bolos e outros tipos de comida pelo aspecto… Produto cosmético vende primeiro a imagem da pessoa.. É o que chama a atencao
Em primeiro.. Mulher e vaidosa e se A tem ou é ela também tem de ser ou ter…… Tanta merda por causa disto…O país não desenvolve mas não é por causa disto..O país não desenvolve por causa de pessoas que não tem nada que fazer.
Já agora façam o teste do dedo às Sras, um esfile de mini-saia ou lingerie e uma dança em cima da secretária da recepção ou no varão tb ñ?
Tenham vergonha
Não tenho as habilitações para médico ou engenheiro e não é que me vou sentir discriminado se for recusado numa entrevista para esses empregos!
Sim, isto acontece. E acontecerá sempre. Porque é perfeitamente legítimo que a imagem seja também ela uma “habilitação”.
O que é estúpido que “ainda aconteça” é tanta gente achar que um careca que seja contratado para vender pentes ou um gordo para vender produtos dieta estejam a ser vítimas de discriminação.
Concordo que não se faca discriminação. Aqueles que dizem que ha uma imagem a vender…ja pensaram que as pessoas “menos atractivas”, ou que não se inserem no estereotipo de beleza actual, são também um alvo de venda? São compradoras como todas e quem e que garante que alguém com “menos atractivos” não consegue vender?
A discriminação impera no nosso pais. Discriminam se pessoas por terem filhos, por causa da idade e não se da valor nem se da oportunidade de mostrar o que valem. Fui a um bar em Inglaterra onde a empregada pesava no mínimo 120 kg. Claro que fiquei admirada Por comparar com o nosso pais, mas principalmente aplaudi o facto de não discriminarem a rapariga, que por acaso fazia o mesmo trabalho e tão bem como outra com outro tipo físico.
Eu também recebi esse email da ines santos mas achei tão ridiculo que nem respondi.
Ao que chegamos mesmo…
Meu Deus. Parabéns pelo assassinato à língua Portuguesa. Deu-lhe forte! Estava com medo que ela resistisse?
Sara só comentei como as empresas pensam, numa forma geral. Agora vocês acreditem no que quiserem. Também acho condenável porém se formos ver os vossos hábitos de consumo iriam ficar surpreendidos.
Comentar é fácil mudar de hábitos já não é muito.
Já que você é um barra na língua portuguesa que tal fazer a correcção? Já que em argumentos não tem nenhuns, pelo menos faça algo que justifique o seu comentário!
A publicidade que fez a empresa onde trabalha ja esta feita mas deixe que lhe diga que essa empresa é capaz ser bem pior para os trabalhadores. Basta pesquisar pela internet.
Não dei a minha opinião a apenas troquei umas ideias de como funciona o mercado. Basta verem que no CONTINENTE quem trabalha nas caixas são mulheres e por ai fora.
As empresas moldam-se ao que o cliente procura através de estudos de mercado. Claro que se forem analisados atraves de etica etc é vergonhoso… Mas funciona como modelo capitalista.
Não tenho qualquer desculpa fica registado. Agradeço a correcção.
Infelizmente a pratica geral e Esta Mas nao significa que a empresa Ate esteja a recrutar alguem Para servir de modelo..de qualquer maneira tudo e relativo Mas sim concordo com o que foi dito nao e por ter uma cara ou corpo laroca que va vender muito Ate porque a muita mulher bonita que tem a cabeca oca…
xD
Não é novidade a discriminação, exploração e humilhação que a grande maioria dos trabalhadores sofrem no nosso país. A aparência, a idade e o simples fato de se ser mulher é motivo para nada se conseguir em Portugal. Empresas de trabalho temporário que exploram quem trabalha de forma desumano e humilhante…assisti a situações que nunca imaginei ainda acontecerem … no nosso país neste momento não existem direitos para quem trabalha!
A Decathlon só contrata quem faz desporto.. cada um que tire as suas elações..
E pena que a autora da publicação/queixa não tenha também publicado o teor do anuncio e o cargo/função a que se candidatou…
Claro que é uma visão estúpida e retrógrada contratar alguém pelo aspecto físico, mas, sim, mas…tudo depende da função a desempenhar…
A empresa CLINIQUE, empresa de cosmética não é a empresa a que se refere esta queixa, mas também esta quando procurava funcionárias, pedia pessoas com determinadas caracteristicas físicas: pele e cabelos bem cuidados e isto tem uma razão de ser: a Clinique rcomercializa essencialmente produtos de limpeza e hidratação da pele e produtos 100% sem perfume para tratamento capilar, logo, como devem compreender, uma demonstradora da marca que se apresente com a pele cheia de impurezas e manchas ou um cabelo espigado, não conseguirá nunca vender a marca, do mesmo modo que uma recepcionista de um fitness que tenha peso a mais não dá muita credibilidade.
Pr outro lado, quando vemos no perfil exigido de um candidato “boa apresentação”, desenganem-se os que pensam que apenas deverão ir a entrevista limpinhos e bem penteados…são “comidos” com os olhos assim que entram no espaço e aí, só mesmo se tiverem um currículo fabuloso em comparação com os outros passam a fase seguinte.
Diz-se em relação a comida que os “olhos também comem” e isto aplica-se a tudo. E muito bonito imaginar um mundo perfeito em que todos podem ter as mesmas oportunidades, porém a realidade é bem diferente.
Accho que ninguém viu o anúncio em questão. mas pensem: e se pediam uma funcionária para “ser a imagem” de uma clínica de tratamento corporal? Para que perder tempo com uma candidata que tivesse uma estrutura física que representasse exactamente o contrário do que queriam mostrar ao consumidor?
Todas as histórias tem dois lados…
E normal e como fazer um casting para 1 anúncio comercial. Só foram infelizes no pedido porque a a lei não permite discriminação. Acho bem que queiram pessoas bonitas e com um corpo bonito afinal Teem um produto para vender.
Eu contra mim falo porque tenho uns kilitos a mais