Encontro feminista anti austeritário junta mais de 100 activistas de Portugal e do estado espanhol em Coimbra
Hoje, às 17h, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra inicia-se o Encontro Feminista Ibérico Antiausteritário que decorrerá, em Coimbra, até domingo dia 19 de Janeiro.
Organizado pela coordenação portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres, pela UMAR Coimbra e pela República Marias do Loureiro, este encontro pretende aprofundar uma leitura feminista da crise, da armadilha e chantagem da dívida e das políticas austeritárias; discutir, a partir dos feminismos, respostas políticas e estratégias de resistência nos vários campos das nossas vidas e criar um espaço feminista ibérico de encontro, de reencontros, de capacitação, de solidariedade e de convívio.
A “crise” financeira e económica, originada pelo sector financeiro, e as políticas de austeridade tomadas em seu nome, têm aumentado brutal e dramaticamente os níveis de desemprego, de precariedade e de pobreza, afetando particularmente as mulheres e pondo em causa direitos basilares de todas e todos nós.
As desigualdades acentuam-se de dia para dia.
Ao regime austeritário imposto um pouco por toda a Europa, com particular incidência nos países do Sul, juntam-se valores conservadores visando relegar as mulheres para a esfera privada e as tarefas de reprodução. Há o risco de um retrocesso civilizacional profundo como, de resto, se comprova com a intenção do executivo espanhol de criminalizar novamente o aborto, lançando para a clandestinidade milhares de mulheres.
Este encontro, dividido entre mesa redonda, plenários, oficinas, grupos de trabalho e programa cultural, será aliás também um espaço para a coordenação de acções conjuntas em defesa dos direitos das mulheres, em poderem ter acesso a um aborto legal, livre, seguro e gratuito.
Programa completo aqui.
Evento facebook aqui.