Escalões de contribuição para os recibos verdes: é importante estar informado

Os serviços da Segurança Social estão a comunicar aos trabalhadores a recibos verdes, através de email, a nova base de incidência contributiva, que determina o valor das contribuições mensais durante os próximos 12 meses. Conforme denunciámos nos últimos dias, muitos trabalhadores estão a ser colocados em escalões de contribuição acima dos que decorrem da aplicação da lei (e o Ministério, que tem a responsabilidade de resolver o problema, revelou desconhecimento e incompetência na resposta). Nos emails enviados pela Segurança Social, refere-se que a partir do dia 1 de Dezembro as reclamações devem ser feitas através do portal da Segurança Social Directa. É importante estar informado e verificar se o escalão comunicado pelos serviços está ou não correcto. Perante os erros da Segurança Social e a dificuldade em obter informações seguras e em tempo útil, partilhamos aqui alguma informação para ajudar ao esclarecimento dos trabalhadores a recibos verdes.
Conforme já tínhamos partilhado logo em Janeiro deste ano (quando o novo Código Contributivo entrou em vigor), disponibilizamos aqui uma folha de cálculo, agora ainda mais simplificada, que ajuda a perceber qual o valor das contribuições que resulta dos rendimentos dos trabalhadores a recibos verdes. E recordamos que está também disponível aqui uma curta apresentação que resume os aspectos mais importantes da nova legislação que enquadra as contribuições para a Segurança Social dos trabalhadores a recibos verdes.

Sabemos que o conhecimento da legislação é vital para os trabalhadores a recibos verdes, frequentemente prejudicados por erros e pela confusão da Segurança Social e outras instituições do Estado com que têm de relacionar-se. Contribuímos com a partilha de informação, substituindo-nos às responsabilidades da própria Administração, que continua a revelar desprezo e insensibilidade pelos trabalhadores precários. Fazêmo-lo, apesar de considerarmos, como dissemos desde o primeiro momento, este Código Contributivo injusto e muito penalizador para os trabalhadores a recibos verdes, que continuam a ver negado o seu direito a uma verdadeira correspondência entre rendimentos e contribuições.
Agora nem a actual legislação está a ser devidamente cumprida pelos serviços da Segurança Social, com prejuízo para muitos trabalhadores que nos têm contactado nos últimos dias. Exigimos que esta inaceitável confusão seja emendada imediatamente pela Segurança Social e que o Ministro Pedro Mota Soares reconheça e assuma as suas responsabilidades. Não aceitamos que os serviços coloquem os trabalhadores em escalões errados e depois se limitem a remeter eventuais reclamações para um portal na internet – que, conforme sabemos bem por experiências passadas, raras vezes responde ao nível de solicitações.
Quem tem mais baixos rendimentos e foi erradamente colocado no 2º escalão (em vez do 1º escalão) será penalizado em mais de 60 euros mensais a mais. Reconhecer e emendar os erros cometidos pelos serviços da Segurança Social é urgente, não só devido às enormes dificuldades já sentidas pelos trabalhadores a recibos verdes, mas também porque em breve terão lugar os pagamentos da próxima prestação.
É importante estar informado. Além de evitar erros e abusos, é uma condição para exigir justiça e, portanto, lutar por um outro Código Contributivo.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather