Esta quinta-feira: A Falácia do Empreendedorismo | apresentação do livro | MOB
Hoje no Mob: evento facebook aqui
«Dois sociólogos habituados a suspeitar de explicações fatalistas para os fenómenos sociais complexos e a duvidar de quem propõe respostas individualistas para problemas colectivos, como o desemprego e a precariedade. Juntos aqui para questionar o empreendedorismo como resposta à crise de emprego.
– Sabia que a totalidade das medidas de apoio ao empreendedorismo, nas quais foram investidas centenas de milhões de euros, chegaram apenas a 1% dos desempregados oficialmente inscritos?
– Sabia que os países onde há taxas mais elevadas de autoemprego não são os países com economias mais inovadoras, mas sim onde há mais pobreza, como o Vietname ou o Bangladesh?
– Sabia que a herança, e não o mérito e o esforço individual, tem um peso cada vez maior na acumulação de riqueza na nossa sociedade, ao contrário do que sugere o discurso do empreendedorismo?
Nos últimos anos, o empreendedorismo tem-se apresentado como a saída para a crise do emprego. Multiplicaram-se programas públicos de apoio e promoção do empreendedorismo. O tema entrou nos currículos de todos os níveis de ensino, havendo até workshops de «empreendedorismo para bebés». O «espírito do empreendedorismo» foi acolhido nas políticas sociais e desenvolveu-se uma rede de instituições, plataformas e encontros destinados a disseminá-lo. Neste livro, dá-se conta deste processo, dos mitos que lhe estão associados e dos resultados concretos alcançados.
De Steve Jobs a Oprah Winfrey, de Miguel Gonçalves ao Shark Tank, aqui encontrará as histórias de encantar doempreendedorismo. Mas também o outro lado desta narrativa.
Não estarão a vender-nos uma falácia?
by