Estás a terminar um estágio do PEPAC?
Foram 3000 as pessoas que trabalharam na Função Pública através do Programa de Estágios Profissionais na Administração Central (PEPAC), durante o último ano. No final deste mês, momento em que termina o estágio, ficarão desempregadas sem direito a qualquer protecção social.
Do total das 5000 vagas do PEPAC, 40% ficaram por preencher. A quem conseguiu uma das 3000 vagas efectivas, a Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) prometeu um conjunto de benefícios, nomeadamente vantagens em procedimentos concursais decorrentes na instituição onde foi feito o estágio. Também o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tem como objectivos do Programa de Estágios Profissionais “fomentar o acesso, por parte dos empregadores, a detentores de novas formações e competências e, em simultâneo, promover a melhoria das qualificações e a reconversão da estrutura produtiva”.
No entanto, todos os estágios terão como final o desemprego uma vez que o governo congelou a abertura de concursos públicos, num dos pacotes de medidas de austeridade. Sem direito a subsídio de desemprego, já que os estágios não prevêem descontos para a Segurança Social, estas 3000 pessoas contribuem para o aumento das filas dos Centros de Emprego.
Se és uma destas pessoas, conta-nos a tua história. Se não és e conheces quem seja, diz-lhe para nos enviar o seu testemunho.
Mais notícias aqui, aqui e aqui.