FCT adia fecho dos concursos

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) adiou ontem a data de fecho dos concursos de bolsas individuais de doutoramento e pós doutoramento para dia 23 de Setembro. Depois da confusão gerada no início de Agosto com a abertura mais que tardia dos concursos  (30 de Julho), a alteração de um falso critério de conclusão do grau amplamente contestado (6 de Agosto), a FCT tenta agora remediar um concurso que desde o início correu mal.

bolseiros3

Com muitos vazios e omissões, os novos critérios de exclusão e avaliação destes concursos estão a deixar muitos candidatos a bolseiros na dúvida e a requererem clarificações do regulamento. Só que a FCT não responde a emails, não atende telefones e só indo à Loja do Cientista eventualmente se conseguem ver resolvidos os casos de cada um. Esta situação é insustentável e injusta para os investigadores que são de fora de Lisboa, e perpetua a forma de actuação desrespeitadora que FCT tem mantido com quem a procura contactar.

Já em Julho tínhamos alertado para o facto dos atrasos nos concursos terem consequências irremediáveis como a emigração (em detrimento de ficarem à espera 6 meses pelo resultado dos concursos portugueses) ou ainda tornarem o início do ano lectivo num caos, com candidatos  a bolseiros sem saberem se terão colocação ou a pagarem do seu próprio bolso (no caso de doutorandos) as propinas do 1ºsemestre.

Já não bastava o início do ano lectivo no Pré-Escolar e básico com tantos incidentes, também a Universidade e a Academia é fortemente atacada pela irresponsabilidade das políticas deste Governo e em especial do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. Crato anda a fazer uma razia à Educação e à Ciência e já não tem solução. Demissão do Crato já!

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather