França :: 3ª Greve Geral em menos de 2 meses


Hoje, acontece a 3ª greve geral em França, em menos de 2 meses, desta vez mais prolongada, os sindicatos prometem paralisações até sábado. Um combate sem tréguas contra a planeada austeridade sem fim.
Entre outros motivos, o principal combate dos trabalhadores franceses é contra o aumento da idade da reforma, de 60 para 62 anos. Em Portugal já vamos nos 65… Sarkozy diz não recuar independentemente da mobilização. Mas o movimento social e a totalidade dos trabalhadores bem sabem do potencial de transformação que transportam consigo. São a força de trabalho do país, força sem a qual não há qualquer produção nem desenvolvimento económico. Não há lucro para os patrões. E por isso vão há luta, 70% da população está com os sindicatos, sem medos. Porque a submissão ao medo significa mais sacrifícios, menos condições de trabalho, menos vida.
Hoje, encerraram e/ou limitaram os transportes públicos, juntamente com centenas de fábricas, escolas e outros serviços. Os trabalhadores franceses estão em luta.
Mas não estão sós. Dia 24 de Novembro, em Portugal, vamos todos e todas à greve geral! Dizer não à inevitabilidade das medidas de austeridade que estão a destruir as nossas vidas. E afirmar a existência de alternativas ao colapso socio-económico conduzido pelos Governos e FMI’s, em Portugal como na Europa.

Notícias:
Público
Euronew
TSF

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather