No seguimento do processo de insolvência do grupo CRH, dezenas de pessoas estão a ser despedidas semanalmente nos vários call centers que têm trabalhadores afectos a este grupo. Chegam-nos notícias de despedimentos diários em Coimbra, além de notícias de aumento de pressão sobre os trabalhadores através do endurecimento dos objectivos a cumprir: critérios de avaliação absurdos, banco de horas onde se aponta o tempo extra, para ser gozado quando a empresa o permitir, omissão de informação sobre o processo de insolvência. Mas o mais grave é que, em alguns casos, os comunicadores são chamados a uma sala, onde apenas com a presença do chefe, são levados a pedir a demissão, sob ameaças de processos disciplinares, perdendo todos os direitos que deveriam ser assegurados. São despedidas cerca de duas dezenas de pessoas por semana desta forma, só num call center. Mas a situação é recorrente noutros locais.
O grupo CRH pediu a insolvência em Novembro do ano passado e comprometeu-se a não despedir trabalhadores. O processo de insolvência foi iniciado depois de a empresa ter declarado dívidas de mais de 11 milhões de euros ao fisco e à Segurança Social (de acordo com um comunicado do grupo), que comprometiam a viabilidade das várias empresas detidas pela CRH. Agora estão a cobrar as dívidas em direitos dos trabalhadores! Os Precários Inflexíveis irão acompanhar de perto este processo e apelam a que os trabalhadores alvo de despedimentos e abusos nos contactem e denunciem as várias situações.
Segue-se a história deste processo:
Em 15 de Novembro de 2010 a CRH, uma das maiores empresas do sector de recursos humanos, pediu a própria insolvência com o objectivo de apresentar um plano de recuperação, mantendo a gestão actual. Este grupo do qual fazem parte várias empresas entregou no Tribunal de Comércio de Lisboa o pedido de insolvência, depois de ter falhado o processo de reestruturação iniciado em 2009. No conjunto são cerca de 4000 trabalhadores, sendo que perto de três mil são da subsidiária CRH-Consultoria e Valorização, que se dedica à gestão de recursos humanos, ligada a trabalho temporário e centros de atendimento telefónico (call centers). Fornece mão-de-obra a grandes empresas, nomeadamente à PT e à EDP. Além da CRH, a Temphorário, uma empresa do mesmo grupo, que pediu também a insolvência.
Em Maio de 2010 a CRH havia já encerrado o seu centro de atendimento de chamadas localizado no Vale do Ave, concelho de Guimarães. Era suposto este centro de atendimento ser o maior empregador do parque tecnológico do AvePark, com 600 trabalhadores, mas contava apenas com 70…
No dia 2 de Dezembro, o Tribunal de Comércio de Lisboa declarou a empresa insolvente, por ser incapaz de cumprir as suas obrigações, por acumulação de dívidas. Fontes próximas confirmam que as dívidas dizem respeito a impostos e contribuições à Segurança Social, embora esteja também presente no grupo de credores o Banco Millenium BCP. Pela mesma altura, a empresa elaborou um plano que conta com “o apoio e a análise de uma das maiores e mais credíveis consultoras internacionais de gestão” e que incluía propostas de “períodos de carência e dilatação dos prazos de pagamento” das dívidas, segundo declarações ao jornal Público.
Outro compromisso do grupo foi a garantia de que não recorreria ao despedimento de nenhum funcionário. Aliás, na altura, a empresa referiu que previa “manter o ritmo normal de mais de 70 contratações por mês”, segundo declarações ao mesmo jornal.
O caso levou a que o grupo parlamentar do PCP questionasse o Governo por várias vezes acerca deste processo. Numa das questões é referido que foi circulado um email no dia 9 de Dezembro (já depois de deferido o processo de insolvência) entre os trabalhadores do Contact Center da EDP em Seia que dizia: “O ano de 2010 tem-se revelado um ano bastante positivo para o Grupo CRH, especialmente num contexto económico extremamente difícil. O Grupo CRH aumentou a sua presença em todos os clientes, ganhou novos contratos, e dessa forma continuando a seleccionar, recrutar e formar novos colaboradores, retendo em simultâneo os mais antigos”.
12 comentários a “Grupo CRH força despedimento de milhares de pessoas”
Sinceramente, vamos ser honestos: onde é que um jovem, hoje em dia, arranja emprego, fora da sua área? Reposta: calls e hipers.
É este o futuro que queremos? Jovens absolutamente frustrados com a vida?
Vou-vos ser sincero… Eu não suporto ambiente de call center. Já tentei e desisti. Não aguento estar fechado numa «box»; angustia-me; deprime-me; faz-me ter tendências suicidas e sofrer de ansiedade. Face a essa incapacidade, não tenho emprego. Não há alternativas.
Que raio de país é este? Que raio de futuro é o nosso?
Ontem vi um anúncio do IEFP, pedir um engenheiro. Anúncio fazia imensas demandas ao candidato e o salário era 500 euros. Mas o que é isto?
Eu não estou para fazer parte de uma geração perdida devido à mediocridade da classe política. Nós temos que agir em força. Eu não consigo aceitar a precariedade calado e apenas pq sim; pq é a modernidade.
A tudo isto, faltará só comentar 1 ou 2 pontos que darão consistência à situação. A PT será um deles, e com certeza,o de maior relevância. Dá cobertura a este tipo de abusos, e promove este tipo de “contratação”… As entidades que deveriam salvaguardar a defesa dos trabalhadores. Os sindicatos, o que fazem? Nada! A Autoridade para as Condições de trabalho? Nada! E assim por aí em diante. Não será estranho não existir uma única notícia referente so maior processo de insolvência do país??????? Infelizmente combatemos contra uma das maiores empresas do país, e venham lá os meios de comunicação social falar de isenção… Fica sempre bem, mas na prática, vê-se quem controla o país… A todos vocês, que se mostraram isentos, o nosso muito obrigada!
Sindicatos?
Quando tive em formação – duas vezes, uma para call e outra para registo de dados – para a TMN, via Tempo Team, a própria Tempo Team controlava o sindicato. Eram duas, as formadoras, no «bunker» de Entrecampos, as próprias a dizer que não valia apena termos grandes ideias, pois eles – próprios calls – tinham sindicatos e eram pró-Tempo Team.
Está tudo dito acerca dos «sindicatos».
Isto é uma vergonha…. Está na moda prestar serviços para uma empresa que apresenta milhares de lucos ao final do ano contudo trabalhamos no limiar da escravidão… mas na sintam pena pq o povo português gosta… tenho nojo, raiva e esta empresa.. que explora, e ainda força ao despedimento a quem não lhes convêm …. pq não despedem efectuam coacção da forma mais baixa que já conheci.
Onde andam as entidades que deveriam defender os trabalhadores???? Claro que há uma causa superior a defender, a PT! Os trabalhadores não passam de numeros… Não é de todo conveniente falar, envolve interesses superios… enfim, é o país que temos…
eu sou uma das pessoas que sofrem com a pseudo insolvencia dessa empressa pois tenho la o meu marido em trabalho precario e desde Maio que nao recebe.Gostava se saber como vamos comer se a situaçao nao for resolvida ou sera que estao a espera de uma nota de culpa de suicidio para colocarem as coisas como deve de ser? Talvez seja uma das hipoteses e nao esta muito longe disso outra é ir para frente da enmpresa com um cartaz e pedir comer.
a empresa em questao abriu insolvencia e despediu uma serie de trabalhadores nas lojas ZON em lisboa e no norte de Portugal, o administrador judicial responsavel pela insolvencia Antonio Seabra cujos escritorios sao em vila nova de gaia estara feito com esta empresa da treta, visto que dos 3 telefonemas que fiz para la o senhor em questao nunca estava e inclusive indicaram que nao sabiam quando este iria voltar, isto porque eles vinham adiar o reconhecimento dos meus creditos e estavam com esperanca que a insolvencia acontecesse para nao pagar indeminizacoes aos trabalhadores,tive que contratar uma advogada conhecida que com um simples telefonema os encostou a parede e passado dois dias tinha a carta para o fundo garantia salarial,e de salientar que a pessoa que atendeu do escritorio deste aldrabao e corrupto indicou que o administrador judicial estava em mocambique…curioso e que nem um dia levou para ele assinar a declaracao de reconhecimento dos meus creditos. entretanto tambem fui ao ACT para pedir fiscalizacoes etc visto eles estarem a despedir pessoas para contratar outras pessoas para as mesmas funcoes e locais de trabalho, apresentei os anuncios, apresentei os motivos de insolvencia e no ACT apenas me disseram que nao podiam mandar la uma inspeccao,o mais engracado e que quem vai me pagar a indeminizacao é a seguranca social e no entanto a empresa continua a contratar despedindo assim trabalhadores efectivos e o estado mesmo continuando a ser lesado nao faz NADA. neste momento depois de ter ido a 3 ACT houve uma pessoa que me ouviu e teve bom censo, resultado houve inspeccoes de trabalho, a lojas da Margem Sul, inclusive ja tiveram que pagar multas e agora decorre ja no MP uma accao contra as praticas ilegais desta empresa. entretanto soube que esta empresa tem tentado obrigado os trabalhadores e chefes de loja a comprar accoes da nova empresa newspring caso contrario mudam os trabalhadores para outra loja a 40 km e ameacam com processos disciplinares. eu vou ate ao fim e uma coisa e certa, vou ser o ultimo a rir destes azeiteiros.
Recentemente fui seleccionada para iniciar uma formação na CRH para a Zon.Só depois de encontrar esta informação na net, fiquei a pensar.Então uma empresa em insolvencia continua a contratar?!?! Eu vou aceitar, mas vou estar sempre de pé atrás, ainda para mais a formação é de 3 meses!!!!!!!
A novidade desta empresa é descontar no valor das comissões cerca de 30€/ mês durante 6 meses, com a justificação de que desapareceram equipamentos das lojas Zon e os trabalhadores são os responsáveis. Estes supostos equipamentos desaparecidos são de 2010, para 2011 já há equipamentos desaparecidos, o que leva a crer que esta taxa vai-se manter para sempre. Como os contratos de trabalho não referem os prémios, a empresa CRH e a Zon alteram as regras de comissionamento e aplicam penalizações monetárias sobre este valor. A pressão para as vendas e o atingimento de objectivos continuam a ser enormes. Agora com a agravante de que ao fim do mês são menos +/- 30€ na conta. Uma atitude desta escala e o facto de a empresa atravessar um processo de insolvência só me leva a acreditar que são os trabalhadores a pagar a má gestão.
pois isso tb esta a acontecer cmg dexe senhor nc estar no escritorio nem atender tlf nem nd…temos e q nos juntar tds e fazer uma keixa no tribunal de comercio…e outra coisa mt grave continuam a contratar pessoas….
A mais recente novidade neste rol de tesourinhos deprimentes é a crh ser comprada por uma empresa (que concerteza quer o passivo enormeeeeeeeeeee como herança) e os trabalhadores terem de assinar obrigatóriamente de assinar uma cessão de posição, ou não tem direito a fundo de desemprego…claro que sem aviso previo legal por escrito de 10 dias, claro que sem clareza relativamente a condições. Sem pagar qualquer valor de subsidios de ferias ou natal (porque um compromisso da crh de paga los ate 15/12 vale tanto como uma nota de 500 do monopolio). Obrigado crh pela transparencia e magnifica actuação.
Pois é mt triste toda esta situação destas pessoas ou empresa que gosta que tenhamos respeito para com eles quando eles nos tratam como lixo e como euros!! sim teremos de assinar cessao pois então a resposta dada é …a porta é ali…de importa dessa cessao constar pagamentos de tudo que é devido ate 15 de dez???? nada!!! n prova que nos paguem!! mas sim que vamos ficar todos a ver navios…e estes senhores continuam a laboram pela manpower e nos teremos sempre que ver as caras que nos encaminharam para a merda que não ha outra palavra!! equipamentos??? penso que com a mudança de empresa ja n nos podem cobrar esses mesmos uma vez que era a crh que nos estava a descontar!! a manpower n tem dividas À zon!!! que é certo é que nos Roubaram durante dois meses valores de equip…é mt triste a ma gestao que ainda à data de hoje se ve!!!!! tb porque ha gatunos nas lojas zon!! e por um pagam todos…onde estao os inventarios que os chefes fazem??? porque encobrem a falta de equipamentos??? um rol sem fim…estaremos que estar atentos ao diario da republica para a merda da crh n nos comer de lorpas!!! ja chegou este tempo todo!! bastaram os despedimentos para continuaram a contratar pessoas!! bastou despedir como o motivo..insolvencia!!! massa grande da crh deviam ter ido todos para o olho da rua!!
Sinceramente, vamos ser honestos: onde é que um jovem, hoje em dia, arranja emprego, fora da sua área? Reposta: calls e hipers.
É este o futuro que queremos? Jovens absolutamente frustrados com a vida?
Vou-vos ser sincero… Eu não suporto ambiente de call center. Já tentei e desisti. Não aguento estar fechado numa «box»; angustia-me; deprime-me; faz-me ter tendências suicidas e sofrer de ansiedade. Face a essa incapacidade, não tenho emprego. Não há alternativas.
Que raio de país é este? Que raio de futuro é o nosso?
Ontem vi um anúncio do IEFP, pedir um engenheiro. Anúncio fazia imensas demandas ao candidato e o salário era 500 euros. Mas o que é isto?
Eu não estou para fazer parte de uma geração perdida devido à mediocridade da classe política. Nós temos que agir em força. Eu não consigo aceitar a precariedade calado e apenas pq sim; pq é a modernidade.
A tudo isto, faltará só comentar 1 ou 2 pontos que darão consistência à situação. A PT será um deles, e com certeza,o de maior relevância. Dá cobertura a este tipo de abusos, e promove este tipo de “contratação”… As entidades que deveriam salvaguardar a defesa dos trabalhadores. Os sindicatos, o que fazem? Nada! A Autoridade para as Condições de trabalho? Nada! E assim por aí em diante. Não será estranho não existir uma única notícia referente so maior processo de insolvência do país???????
Infelizmente combatemos contra uma das maiores empresas do país, e venham lá os meios de comunicação social falar de isenção… Fica sempre bem, mas na prática, vê-se quem controla o país… A todos vocês, que se mostraram isentos, o nosso muito obrigada!
Sindicatos?
Quando tive em formação – duas vezes, uma para call e outra para registo de dados – para a TMN, via Tempo Team, a própria Tempo Team controlava o sindicato. Eram duas, as formadoras, no «bunker» de Entrecampos, as próprias a dizer que não valia apena termos grandes ideias, pois eles – próprios calls – tinham sindicatos e eram pró-Tempo Team.
Está tudo dito acerca dos «sindicatos».
Isto é uma vergonha…. Está na moda prestar serviços para uma empresa que apresenta milhares de lucos ao final do ano contudo trabalhamos no limiar da escravidão… mas na sintam pena pq o povo português gosta… tenho nojo, raiva e esta empresa.. que explora, e ainda força ao despedimento a quem não lhes convêm …. pq não despedem efectuam coacção da forma mais baixa que já conheci.
Onde andam as entidades que deveriam defender os trabalhadores???? Claro que há uma causa superior a defender, a PT! Os trabalhadores não passam de numeros… Não é de todo conveniente falar, envolve interesses superios… enfim, é o país que temos…
eu sou uma das pessoas que sofrem com a pseudo insolvencia dessa empressa pois tenho la o meu marido em trabalho precario e desde Maio que nao recebe.Gostava se saber como vamos comer se a situaçao nao for resolvida ou sera que estao a espera de uma nota de culpa de suicidio para colocarem as coisas como deve de ser? Talvez seja uma das hipoteses e nao esta muito longe disso outra é ir para frente da enmpresa com um cartaz e pedir comer.
a empresa em questao abriu insolvencia e despediu uma serie de trabalhadores nas lojas ZON em lisboa e no norte de Portugal, o administrador judicial responsavel pela insolvencia Antonio Seabra cujos escritorios sao em vila nova de gaia estara feito com esta empresa da treta, visto que dos 3 telefonemas que fiz para la o senhor em questao nunca estava e inclusive indicaram que nao sabiam quando este iria voltar, isto porque eles vinham adiar o reconhecimento dos meus creditos e estavam com esperanca que a insolvencia acontecesse para nao pagar indeminizacoes aos trabalhadores,tive que contratar uma advogada conhecida que com um simples telefonema os encostou a parede e passado dois dias tinha a carta para o fundo garantia salarial,e de salientar que a pessoa que atendeu do escritorio deste aldrabao e corrupto indicou que o administrador judicial estava em mocambique…curioso e que nem um dia levou para ele assinar a declaracao de reconhecimento dos meus creditos. entretanto tambem fui ao ACT para pedir fiscalizacoes etc visto eles estarem a despedir pessoas para contratar outras pessoas para as mesmas funcoes e locais de trabalho, apresentei os anuncios, apresentei os motivos de insolvencia e no ACT apenas me disseram que nao podiam mandar la uma inspeccao,o mais engracado e que quem vai me pagar a indeminizacao é a seguranca social e no entanto a empresa continua a contratar despedindo assim trabalhadores efectivos e o estado mesmo continuando a ser lesado nao faz NADA. neste momento depois de ter ido a 3 ACT houve uma pessoa que me ouviu e teve bom censo, resultado houve inspeccoes de trabalho, a lojas da Margem Sul, inclusive ja tiveram que pagar multas e agora decorre ja no MP uma accao contra as praticas ilegais desta empresa. entretanto soube que esta empresa tem tentado obrigado os trabalhadores e chefes de loja a comprar accoes da nova empresa newspring caso contrario mudam os trabalhadores para outra loja a 40 km e ameacam com processos disciplinares. eu vou ate ao fim e uma coisa e certa, vou ser o ultimo a rir destes azeiteiros.
Recentemente fui seleccionada para iniciar uma formação na CRH para a Zon.Só depois de encontrar esta informação na net, fiquei a pensar.Então uma empresa em insolvencia continua a contratar?!?!
Eu vou aceitar, mas vou estar sempre de pé atrás, ainda para mais a formação é de 3 meses!!!!!!!
A novidade desta empresa é descontar no valor das comissões cerca de 30€/ mês durante 6 meses, com a justificação de que desapareceram equipamentos das lojas Zon e os trabalhadores são os responsáveis. Estes supostos equipamentos desaparecidos são de 2010, para 2011 já há equipamentos desaparecidos, o que leva a crer que esta taxa vai-se manter para sempre.
Como os contratos de trabalho não referem os prémios, a empresa CRH e a Zon alteram as regras de comissionamento e aplicam penalizações monetárias sobre este valor.
A pressão para as vendas e o atingimento de objectivos continuam a ser enormes. Agora com a agravante de que ao fim do mês são menos +/- 30€ na conta.
Uma atitude desta escala e o facto de a empresa atravessar um processo de insolvência só me leva a acreditar que são os trabalhadores a pagar a má gestão.
pois isso tb esta a acontecer cmg dexe senhor nc estar no escritorio nem atender tlf nem nd…temos e q nos juntar tds e fazer uma keixa no tribunal de comercio…e outra coisa mt grave continuam a contratar pessoas….
A mais recente novidade neste rol de tesourinhos deprimentes é a crh ser comprada por uma empresa (que concerteza quer o passivo enormeeeeeeeeeee como herança) e os trabalhadores terem de assinar obrigatóriamente de assinar uma cessão de posição, ou não tem direito a fundo de desemprego…claro que sem aviso previo legal por escrito de 10 dias, claro que sem clareza relativamente a condições. Sem pagar qualquer valor de subsidios de ferias ou natal (porque um compromisso da crh de paga los ate 15/12 vale tanto como uma nota de 500 do monopolio). Obrigado crh pela transparencia e magnifica actuação.
Pois é mt triste toda esta situação destas pessoas ou empresa que gosta que tenhamos respeito para com eles quando eles nos tratam como lixo e como euros!! sim teremos de assinar cessao pois então a resposta dada é …a porta é ali…de importa dessa cessao constar pagamentos de tudo que é devido ate 15 de dez???? nada!!! n prova que nos paguem!! mas sim que vamos ficar todos a ver navios…e estes senhores continuam a laboram pela manpower e nos teremos sempre que ver as caras que nos encaminharam para a merda que não ha outra palavra!! equipamentos??? penso que com a mudança de empresa ja n nos podem cobrar esses mesmos uma vez que era a crh que nos estava a descontar!! a manpower n tem dividas À zon!!! que é certo é que nos Roubaram durante dois meses valores de equip…é mt triste a ma gestao que ainda à data de hoje se ve!!!!! tb porque ha gatunos nas lojas zon!! e por um pagam todos…onde estao os inventarios que os chefes fazem??? porque encobrem a falta de equipamentos??? um rol sem fim…estaremos que estar atentos ao diario da republica para a merda da crh n nos comer de lorpas!!! ja chegou este tempo todo!! bastaram os despedimentos para continuaram a contratar pessoas!! bastou despedir como o motivo..insolvencia!!! massa grande da crh deviam ter ido todos para o olho da rua!!