Indignados de Barcelona cercam Parlamento Catalão
Tal como acontece na Grécia há vários dias, na Praça Syntagma, frente ao Parlamento grego, milhares de “indignados” espanhóis encontram-se concentrados junto às portas da Cidadela de Barcelona. Este parque, que cerca o Parlamento da Catalunha, foi encerrado pela Câmara quando membros do movimento 15 de Maio divulgaram a intenção de acampar no mesmo, bloqueando o acesso ao parlamento. Assim, a Cidadela de Barcelona está protegida por um cordão de várias centenas de polícias. No exterior concentraram-se milhares de pessoas, decididas a não deixar os deputados entrar no Parlamento.
Os manifestantes estão decididos a não deixar que esta 4ª feira os deputados entrem para votar novos cortes nos serviços sociais. A polícia, trazida em mais de 25 carrinhas de choque, tenta controlar o perímetro, mas os indignados já ergueram obstáculos ao longo dos limites da Cidadela, fechando os Mossos d’Esquadra e a Guardia Urbana no jardim junto ao Parlamento. O mote: “Nós não entraremos, mas eles também não…”
Em Assembleia Popular debateram-se as formas de evitar a entrada dos 135 deputados, sob a égide do grito ‘no pasarán‘. A polícia e o Departamento do Interior tentaram negociar com os manifestantes, tendo reunido com alguns dos presentes e procurado persuadi-los a deixar entrar os deputados pela manhã. A resposta foi negativa. O Ministério do Interior mandou avisar os manifestantes que o impedimento de deixar os deputados entrar no Parlamento é um delito, mas os “acampados” consideraram, a uma só voz, que nem sempre o que é justo é legal, juntando que o seu protesto é “não violento, pacífico e massivo”.
Hoje algo acontecerá em Barcelona. O apelo generalizado por Democracia Verdadeira vai ecoando pelas ruas.
Esta informação está vetada à população portuguesa. Não se está a passar nada em Espanha. Não se está a passar nada na Grécia. Não se está a passar nada em França. Não se está a passar nada na Macedónia. Não se está a passar nada na Europa. Não se está a passar nada no Mundo. Cuidado com os pepinos assassinos.
Fontes: El Pais, La Vanguardia, El Mundo
http://politica.elpais.com/politica/2011/06/14/actualidad/1308054979_810918.html
http://www.lavanguardia.com/politica/20110614/54169924047/cierran-hasta-el-jueves-los-accesos-al-parlament-para-evitar-la-protesta-de-los-indignados.html
http://www.elmundo.es/elmundo/2011/06/14/barcelona/1308032547.html