IRS recibos verdes: milhares de pessoas não estão a entregar o “Anexo SS”
O novo “Anexo SS” parece estar a tornar-se mais um obstáculo burocrático a juntar ao inferno fiscal e contributivo para quem trabalha a recibos verdes. A imprensa de hoje confirma o cenário mais que previsível: sem quaisquer informações, grande parte dos trabalhadores não estão a preencher este novo anexo em que é suposto declararem as entidades a quem passaram recibos e os valores em causa. Como já é habitual, está prevista uma multa, que, neste caso, pode ir dos 50 aos 250 euros. Confirma-se, mais uma vez, que na relação da Administração com os recibos verdes o rigor é apenas ao nível da ameaça sobre quem trabalha. Ver notícias, por exemplo, no Expresso e na Rádio Renascença.
Este novo anexo é de preenchimento obrigatório na declaração do IRS para a maioria dos trabalhadores a recibos verdes (ver mais informações nos links abaixo). Relembramos que o prazo para entrega online das declarações de quem tem rendimentos da categoria B termina na próxima 6ª feira, dia 31 de Maio.
Depois da “Declaração do Valor de Actividade” se ter revelado impraticável no ano passado, Mota Soares passou a batata quente para as Finanças: este ministro provou mais uma vez que não gosta de assuntos complicados e tentou livrar-se de mais uma polémica. O resultado é o mesmo desprezo pelos trabalhadores a recibos verdes: total falta de informação e a imposição de obrigações sem qualquer sentido, quando hoje a Administração já dispõe de todos os dados que insiste pedir aos precários.
O Governo mantém-se em silêncio e espera, como é costume, que o escândalo seja curto e a coisa se resolva. Como no ano passado perante a trapalhada na “Declaração do Valor da Actividade”, não deixaremos de denunciar esta situação e de exigir o recuo do Governo e da sua intenção de multar, depois de desprezar quem trabalha a recibos verdes.
Ver também:
Atenção: novo “Anexo SS” na declaração de IRS dos recibos verdes
Informações sobre o “Anexo SS” no site da Segurança Social






