Jornalismo: estudo aponta para relação entre precariedade e cedências editoriais
É um assunto sério. Não só porque há cada vez mais vidas precárias nas redacções dos jornais, mas também porque andamos tod@s a ler notícias precárias… Temos vindo a denunciar esta realidade e continuaremos a fazê-lo. A precariedade é, em várias dimensões, uma chantagem contra toda a gente!
Aqui vai a notícia Lusa, via Portugal Diário:
“Media: precariedade pode levar a cedências editoriais
Inquérito revela que «existe em Portugal um número preocupante de jornalistas em situação profissional precária»
Nove em cada dez jornalistas responsáveis pelas redacções dos principais órgãos de comunicação social nacionais consideram que a precariedade laboral pode levar a cedências editoriais, de acordo com as conclusões de um inquérito divulgado esta quinta-feira.
A «Sonda Central de Informação/Meios e Publicidade» tentou perceber se há em Portugal um grande número de jornalistas em situação de precariedade laboral e considera os resultados do inquérito «alarmantes».
«A primeira grande conclusão é que existe em Portugal um número preocupante de jornalistas em situação profissional precária. A opinião é partilhada pela totalidade dos inquiridos, com dois terços (67 por cento) a referir que esta é uma situação que tem vindo a agravar-se», refere o relatório de resultados divulgado esta quinta-feira.
A segunda conclusão do inquérito é que a precariedade pode levar mais facilmente a cedências editoriais, opinião defendida por 91 por cento dos inquiridos.
Mas, «a talvez mais preocupante de todas as conclusões» é que 69 por cento dos responsáveis ouvidos considera que há em Portugal um número inquietante de casos de cedências editoriais motivadas por situações profissionais precárias.
A Sonda inquiriu 103 jornalistas, entre editores, coordenadores, chefes de redacção e directores de órgãos de comunicação social, entre os dias 16 e 22 de Setembro.
As perguntas foram formuladas tendo como mote um inquérito sobre precariedade no Jornalismo, da responsabilidade do Sindicato dos Jornalistas, que decorre até ao final deste mês.”
Já agora, divulgamos novamente o inquérito que está a ser desenvolvido por um grupo de trabalho de jornalistas precári@s e Sindicato dos Jornalistas. Continua até Setembro.
by