Julgamento dos detidos durante a carga policial do Rossio: sentença será lida na próxima 2ª feira
Hoje à tarde o ocorreu o julgamento de 2 das 3 pessoas que foram injustamente detidas no passado dia 4 de Junho no Rossio, durante a injustificada acção policial que carregou sobre as dezenas de pessoas que se encontravam na praça a preparar mais uma assembleia popular. A sentença será conhecida na próxima 2ª feira, dia 20, em audiência marcada para as 15h30.
Na sessão de hoje à tarde foram ouvidas as testemunhas de ambas as partes, os polícias e os arguidos (acusados de injúrias, resistência e coacção sobre os agentes de autoridade que estavam no exercício das suas funções). No final, ficou clara a inconsistência da acusação, as contradições e as versões pouco coerentes com os próprios autos produzidos para justificar as detenções no passado dia 4. Assim se compreende que o Ministério Público se tenha pronunciado pela absolvição dos arguidos. A advogada que defende os activistas pediu ainda a extracção de uma certidão dos autos de detenção, pelos crimes de falsificação de documentos, falsas declarações e abuso de poder.
Esperamos pelo único final justo para este julgamento: a absolvição dos arguidos. No entanto, ficam ainda as verdadeiras responsabilidades por apurar. Quem responde pela violência policial sobre pessoas que pacificamente se juntavam no Rossio?
by
algumas notícias: TVI (com vídeo da peça no telejornal), Público, i e RTP (ver minuto 25′ do telejornal).