Linha Saúde 24: falta de ética de quem?

Depois da ameaça de redução do salário, veio o despedimento colectivo de 27% dos trabalhadores da Linha de Saúde 24. As represálias contra o direito à manifestação e à luta contra os corte salariais não tardaram e já na semana anterior a Administração da LCS começou a despedir algumas das pessoas que deram a cara publicamente. Na semana passada, no pico do período da gripe, decidiram terminar a tarefa, com o despedimento de 106 trabalhadores no total.

563069_245712175602947_58027386_nA comissão informal de trabalhadores da Linha Saúde 24 respondeu com uma greve, que começou sexta-feira às 16h e terminou hoje às 8h, com uma adesão superior a 50%, mesmo depois dos despedimentos e ameaças constantes por parte da administração. No dia 29 de Janeiro, a comissão informal de trabalhadores vai ser ouvida na Assembleia da República na comissão parlamentar de saúde.

Não deixa de ser irónica a atitude da empresa que gere a Linha Saúde 24 que, depois de cortar o salário aos trabalhadores sem qualquer negociação e de depois os despedir sem justificação, pede uma audiência ao Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, acusando-os de falta de ética. Quem fez este pedido de audiência foi Luís Pedroso Lima, que, curiosamente, também pertence à administração dos Hospitais de Cascais e dos Lusíadas da HPP Saúde, nos quais é sabido que os enfermeiros são massivamente contratados a falsos recibos verdes.

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, respondeu este domingo, garantindo que vai aceitar a reunião pedida pela administração, mas afirma que os funcionários da Linha Saúde 24 têm de ser tratados com dignidade e que é preciso separar deontologia de aspetos laborais e contratuais. Germano Couto acrescenta ainda que vai estar atento a que os «cuidados de enfermagem que são prestados continuem a ser da melhor qualidade», lembrando que a Linha Saúde 24 é um serviço público da maior importância e que poupa milhões nas despesas com Saúde, pelo que os enfermeiros têm de ser remunerados condignamente.

Notícias aqui, aqui e aqui, Comunicado do SEP aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather