Linhas gerais do OE2012 : baixar salários, aumentar o desemprego e a crise
Vejamos as políticas sociais e para o emprego.
Após o corte médio de 3,5% do salário da função pública, que como é sabido dá o mote para o que acontece no sector privado, Passos Coelho pretende manter o congelamento salarial em 2012 e 2013, o que, tendo em conta uma inflação de 4%, significa que os trabalhadores, só aí, deverão perder quase 8% do valor do seu trabalho.
Por seu lado os pensionistas também perderão parte do seu rendimento, pois excepto as pensões mais baixas, também haverá um congelamento das reformas, ou seja, perdem dinheiro por causa da inflação.
O Governo quer também que as pessoas trabalhem mais dias e mais horas por dia. Por isso, os feriados serão revistos e muitas pontes anuladas e pretende-se que cada pessoa trabalhe mais 30 minutos por dia sem receber nem mais um tostão. É um ataque sem precedentes que nos leva directamente ao século XIX. Mais horas de trabalho significa também mais desemprego e menos abertura de postos de trabalho.
As horas extra, que compõem o ordenado de milhares de famílias com ordenados miseráveis em Portugal, terão uma redução de 50% do seu valor.
O subsídio de desemprego irá ser alterado e o período de garantia deve ser reduzido para 12 meses, mas as pessoas não receberão mais de 2,5 IAS, quando até aqui recebia 3 IAS, e também o tempo desta prestação social vai ser drasticamente encurtado. Tudo isto apesar de apenas 1 em cada 5 desempregados receberem subsídio de desemprego.
Mas o Ministro da Economia quer tapar o sol com a peneira e vai inventar os “Gestores de carreira dos desempregados“, ou seja, um capataz que irá seguir a “carreira” de até 500 pessoas e que verificará, como fiscal, se aquela pessoa pode ou não deixar de receber o subsídio.
Outra medida apresentada será o corte de 10% do orçamento da políticas de emprego, transformando os centros de emprego em pequenos balcões de atendimento. Só pode propor isto quem nunca foi a um centro de emprego.
Estas são as linha gerais para a destruição da economia e do emprego que Passos Coelho e Paulo Portas nos apresentam. Nos próximos dias saberemos mais.
eu respondo ao teu comentário: estuda
SIM, ESTE GAIJOS TÊM A MANIA DE APAGAR OS COMENTÁRIOS QUE VÃO CONTRA A DOUTRINA DELES…ENFIM,,,NÃO SABEM ESTAR EM COLECTIVO..COISA QUE ELES TANTO APREGOAM……APAGUEM OS COMENTÁRIOS…AS ATITUDES FICAM COM ELES. MAS UMA COISA É CERTA: SE A FCSH PROMOVEU ALGO, O QUE FEZ A MERDA DO BLOCO DE ESQUERDA DESDE QUE EXISTE PARA UMA MELHOR DEMOCRACIA???? TIRANDO AS QUESTÕES FRACTURANTES….ZERO ..NADA….ASSIM..VÃO MORRER….SOZINHOS…
Estudo, podes crer que estudo, tirei um curso com saida e trabalho, agora tu deves ter tirado um curso que não lembra a ninguem e andas a repor papel higienico nos hospitais, dai a estares tão revoltado e queres que o pais aproveite o teu conhecimento, mas amigo se o teu curso não dá para o mercado de trabalho em portugal imigra, e por teres tirado um curso desses de cultura geral deves te achar mais inteligente que os outros, e queres tirar 1500€ sem fazeres nada.
Via-vos como pessoas serias que queriam combater a precariedade, mas vejo que afinal são mais uma corporação, mais um grupinho de interesses, mais um lobbyzito de esquerda como o B.E., a querer protagonismo e xuxar dinheiro, vocês até gostam da crise e da austeridade para brincarem aos pobres, terem protagonismo e xuparem mais dinheiro aos portugueses.
P.S: És limitado e a ciência no futuro apresentará provas de tal, no estudo da doença psicótica e anti-social que revelas.
Meu deus mas que ódio, eu quando disse que devias estar a repor papel higienico, é porque vocês tiram cursos de treta e depois querem bons empregos, e não querem trabalhar em qualquer coisa pois são mais inteligentes e têm um canudo, e sim errei na palavra “imigração”, ao menos admito os meus erros, vocês é que fazem distinção dessas profissões com poucas habilitações só por terem um curso universitário, acham que são melhores que os outros por terem um curso, pois muita gente não têm nem precisou de um curso universitário e fez-se a vida, e venceu por conta prórpia sem precisar de tachos, e outros tiraram cursos viram que não tinha saida viraram-se para outra coisa, vocês protetastam contra o capital e querem que o capital vos dê um emprego, nem têm noção do ridiculo.
Dor de corno do B.E.?? Porquê?? É um partido que quer sempre roubar votos ao PCP, não têm propostas, nem saber o que querem, acham que todos os ricos e patrões são sovinas e exploram as pessoas, perseguem os que trabalham, e querem mais dinheiro para quem nao faz nenhum, onde estão as propostas de crecimento económico do B.E.?? Querem é gastar dinheiro dos contribuintes a torto e a direito.
Pobres a limpar-me a casa, isso são vocês meninos ricos a brincar ao proletariado, é como eu ja disse, vocês são iguais ao B.E. sem propostas só bota abaixo, são mais uma corporação que quer xular os contribuintes.
E tu é que tens inveja daqueles que estão melhor que tu, pois esses trabalharam e não foram para a treta de cursos faceis.
Têm vergonha nessa cara.
Eu quis saber as vossas propostas vocês começaram me a insultar e a apagar comentários, e sei que não sou o unico que fazem isso, que hipocritas, depois de nao vos terem deixado falar nos pros e contras ai a 3 anos, vocês continuam a fazer o mesmo aos outros, se querem mudar o pais mudem-se avocês primeiro.
Doença psicótica e anti-social que revelo, deves ter tirado um curso de psicologia ao domingo, não aguentas as verdades é isso?
E continuam a apagar os comentarios de quem discorda deles, fogo, no vosso blog a hipocrisia e a ditadura reinam, em vez de ser 15 de Outubro a democracia sai a rua devia ser 15 de Outubro a Ditadura sai á rua, eu só disse a verdade vocês esquerda caviar, em vez de chamarem “racistas” as pessoas em relação aos ciganos, perguntem porque é que essas pessoas são “racistas”, e vão viver com 600€ mes para ao pé dessa gente e já compreendem porquê, ciganos deve ser a vossa vaca sagrada, nao se pode falar censuram logo o comentario, tenham juizo.
Mas mesmo assim gostava de conhecer as vossas propostas, mentes iluminadas.