Manif amanhã: "não é só desemprego. não são só cortes nos salários e nas reformas" – Opinião Ana Filipe

2013-10-22 14.54.13dia 26.

falta um dia. desgastemos amanhã o máximo possível, porque nos prometem um modo de vida impossível. prometem e hão de impô-lo.

não é só desemprego. não são só cortes nos salários e nas reformas. não é só a destruição de todos os serviços que foram sendo construídos ao longo do século XX e que permitiram o aumento da esperança média de vida e a baixa mortalidade infantil e a alfabetização de um povo e o acesso generalizado (ou quase) ao ensino superior. não é só o despedimento de professoras e enfermeiros. não é só o roubo dos 13º e 14º salários que permitem às pessoas o acesso ao tempo de lazer e aprendizagem fora do trabalho. não é só o saque dos feriados e dias de férias. não é só a bênção da precariedade e a facilitação crescente dos despedimentos. não é só a chantagem de mais pobreza. nem é só a pobreza.

também a mentira é um motivo para ir ao “dia 26”. a mentira de que a austeridade, o massacre, e o medo dos próximos resgates sejam o único trilho possível para crescer em 2014. até porque sabemos que também isso é mentira, o crescimento em 2014…

é também a mentira de que a culpa é do constitucional e a constituição, aquele livrito que reconstruiu um país saído da ditadura e da pobreza e que permitiu uma maior igualdade social, livrito esse que dá jeito ao governo e aos grandes capitalistas que seja rasgado. é também a mentira de que os cortes vão ser para toda a gente, como se subtrair 50 euros a 600 fosse comparável a subtrair 500 euros a 6000 (550<<<5500) e como se deixar de comprar o passe social seja comparável a deixar de ir comprar fraques a paris. é também a mentira de que há mais apoios sociais e de que as instituições de solidariedade social das quais o mota soares tanto gosta e que são o propósito para a “limpeza” de consciência católica dos seus amigos ulrichs e mellos e salgados, servem para diminuir a pobreza e os seus efeitos. é também a mentira de que o mota soares, esse carrasco despudorado, vai baixar as contribuições à segurança social dos trabalhadores a recibos verdes e é também a mentira de que isso poderia ser bom para essas pessoas e o resto da sociedade. é também a mentira de que o que cada pessoa do governo diz é verdade. é também a mentira de que temos mesmo de ouvir na televisão o descaramento desses burgueses perversos, donos de bancos, gestores de ppp’s, quais jogadores de xadrez com peças reais e que só se querem safar de barriga bem bem cheia.

não é só por tudo e por todas as mentiras que precisamos de nos encontrar nas ruas do dia 26.

é também porque só vivemos uma vez. é também porque não temos dever moral de sofrer na única vida a que temos direito. é também porque queremos que a sociedade se construa com tantos quantos a querem construir e não queremos ver, a cada dia, a destruição que uns quantos cegos de (no) poder fazem ao território das nossas vidas. é também porque tudo o que se faz e acontece é por ter forças que fazem acontecer. é porque queremos que seja diferente e queremos trabalhar para fazer acontecer diferente. sábado. mas também domingo e nos outros dias depois.

Ana Filipe, publicado no facebook

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather