SITE EM REESTRUTURAÇÃO

precariosinflexiveis Abril 18, 2017

mário_contuméliasMário Contumélias foi jornalista e escritor. Logo após o 25 de abril foi o primeiro presidente do sindicato de jornalistas. Faleceu na passada quinta-feira.

Foi um dos primeiros amigos dos Precários Inflexíveis, participou em vários dos nossos eventos, escreveu connosco e para nós. É natural que assim fosse, porque era um homem atento a como a precariedade tinha invadido o espaço que conhecia melhor do que ninguém: o jornalismo.

Em 2008 escreveu um texto de opinião no JN (ver aqui) onde a transparece a sua noção cristalina do que ia acontecer e aconteceu:
«Se a produtividade é insuficiente, a explicação é simples – a responsabilidade é dos trabalhadores, da sua impreparação, do seu laxismo. Esquece-se que, por esse mundo fora, os portugueses trabalham e produzem ao mais alto nível; portanto, se, por cá, não acontece assim, algumas razões haverá, que os transcendem.

O novo código laboral de Sócrates não se afasta desta visão. Traduz-se na legalização dos recibos verdes e do trabalho intermitente, e alarga ainda o período experimental de trabalho. E se os contratos a prazo descem para três anos, isso quer dizer que os empregadores passarão, tendencialmente, a aumentar a rotatividade na ocupação do posto de trabalho, e não que integrarão obrigatoriamente os trabalhadores no quadro das empresas, findo o período contratual.»

Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedintumblrmailby feather

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*