Comunicado de Imprensa: PRECFEST | Ninguém Fica Para Trás! Acabar com a precariedade no Estado e em todo o lado!

banner_facebook-01 (1)

1 de Maio | 13h Lg. Intentendente, com bancas ativistas, música e intervenções
16h Entrada na manif do 1º de Maio, desfile até à Alameda

Várias organizações de trabalhadores precários e de combate às discriminações juntam-se pela segunda vez para fazer o PrecFest.

Juntamo-nos não no luto pelas nossas vidas precárias, mas para exigir mudança. Seguimos a força que o 1º de Maio representa, para lutar pelo fim duma lógica do trabalho que não nos deixa respirar, que adia tudo e nos rouba o presente e o futuro.

A precariedade está hoje no centro da decisão política. É um momento novo pelo qual lutámos. Por isso não há desculpas: o governo não pode adiar o aprofundamento da lei contra a precariedade, tem de acabar com os falsos recibos verdes, com o abuso do trabalho temporário e com as formas de trabalho sem direitos. Tem de ser implementado um novo regime de Segurança Social para quem trabalha a recibos verdes, com descontos justos e uma verdadeira protecção social. Ninguém fica para trás!

Pela primeira vez os precários do Estado juntam-se ao PrecFest. O processo de regularização dos muitos milhares de precários e precárias a trabalhar no Estado tem de ser a valer. São mais de 100 mil pessoas, indispensáveis ao funcionamento dos vários serviços públicos, sem o vínculo devido. Vamos continuar a exigir um processo justo e transparente, em que todas as situações sejam regularizadas. Ninguém fica para trás!

O PrecFest acontece no dia 1 de Maio, a partir das 13h no Largo do Intendente em Lisboa e junta-se à manifestação do Dia do Trabalhador da CGTP.

O PrecFest terá intervenções de dezenas de coletivos de combate à precariedade e às discriminações, intervenções musicais, workshops de dança, venda de livros e bancas de dezenas de organizações.

O que nos junta é simples: Ninguém Fica Para Trás! Acabar com a precariedade no Estado e em todo o lado!

Evento facebook aqui.

Lista de organizações que já subscreveram a convocatória do PrecFest (em atualização):

Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis
APF – Associação Portuguesa de Formadores