Ministro das finanças alemão quer mais precariedade no Sul da Europa

Gaspar era visto como o aluno de Schäuble
Gaspar era visto como o aluno de Schäuble

Wolfgang Schäuble, o todo-poderoso ministro das finanças alemão, defendeu esta quinta-feira em visita à Grécia que é necessária uma maior flexibilização dos mercados laborais dos países do sul da Europa para combater o desemprego jovem.

“Quando a protecção contra os despedimentos é alta, os mais velhos não podem ser despedidos e isso está bem, mas então os jovens não têm acesso [ao mercado laboral]”, disse Schäuble, acrescentando que uma “certa flexibilização” fomentaria a criação de emprego.

É a velha cartilha que diz que as leis laborais que protegem os trabalhadores criam desemprego e que só a precariedade total podia criar emprego. No entanto, o processo de precarização que aconteceu em Portugal prova exatamente o contrário: cada alteração da lei laboral no sentido de aumentar a precariedade, teve como resultado mais desemprego (ver notícia OCDE).

O ministro alemão tenta forçar salários mais baixos nos países da periferia da Europa e se calhar exportar o seu modelo de minijobs que se está a saldar como uma tragédia no seu país.

Notícia aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather