Opinião: 70.000 desempregos/dia e a receita Caterpillar

Enquanto foi notícia pelos media nacionais que em apenas num dia foram anunciados cerca de 70 mil despedimentos por empresas norte-americanas e europeias, parece não levantar grande dúvida aos editores dos media e a quem decide a comunicação, o fundo de algumas questões pouco relevantes. Por exemplo, será que a Caterpillar, que anunciou o despedimento de 20.000 pessoas, o faz apenas com o objectivo de manter os lucros milionários de accionistas e investidores? Ou será, por outro lado, que é a única medida de manter alguns postos de trabalho devido a crise que se instalou?

Se algum jornalista mais destemido (e sem medo de ser despedido ou perseguido no trabalho) se tivesse dado ao trabalho de publicar o relatório final que está acessível pela net no próprio site da Caterppilar, poderia dar algumas informações importantes. É que a empresa em causa anunciou ontem que atingiu vendas e lucros record de $51.324 biliões em 2008. Mais 14% do que em 2007. A empresa também divulgou que o último trimestre de 2008 aumentou 6% os lucro relativamente ao último trimestre de 2007. Mais, o ano de 2008 foi o sexto ano consecutivo de vendas e lucros record. Tudo isto dito pelo CEO da empresa, de seu nome, um tal de Jim Owens.

Anunciam na página seguinte, no mesmo documento, que,tendo em conta as dificuldades de previsão de vendas e lucros para o próximo ano (?) tomaram a decisão estratégica de mandar embora 20.000 trabalhadores e trabalhadoras.

Existiram alguns media, entre os quais, OJE, que, ou leram outro relatório, ou então mentiram. Porque justificam o despedimento colectivo gigantesco, irresponsável e criminoso dos senhores da Caterppilar com a quebra de receitas em 30%, coisa que não está escrita no relatório em lado nenhum, bem pelo contrário.

O que escandaliza é que haja tanta gente que acredite na maior mentira de sempre. Que ainda há quem acredite na concorrência, nas empresas, na livre iniciativa privada. Há quem receite mais capitalismo para o capitalismo, mais regras para os ladrões e criminosos que ocupam as posições de poder e detêm o capital do mundo.

Há até quem acredite que em Portugal as receitas são diferentes da receita Caterppilar. É a receita da destruição.

Cada um acredita no que quer…

rUImAIA

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather