Opinião:: Mariano Gago, mentiroso?

A imagem “http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/gago.JPG” contém erros e não pode ser exibida.

Desta vez o Ministro Mariano Gago tem razões de queixa dos media, ou talvez não…

Relativamente ao último encontro de Mariano Gago com a JS a Lusa divulgou a seguinte notícia, “Número de licenciados sem emprego idêntico desde há cinco anos – Mariano Gago”. Depois de lermos a notícia, percebemos que o que diz Mariano Gago não é bem isso. O que ele diz é que “Há quatro ou cinco anos tínhamos o mesmo número de licenciados inscritos nos centros de emprego que temos hoje”, o que como sabemos, não é a mesma coisa. E não é a mesma coisa porque sabemos que existe uma deslocagem entre aquilo que é o número de inscritos nos Centros de Emprego e os números reais sobre o desemprego.

Depois, continua o ministro: “As pessoas que ao fim de um ano não encontraram emprego são quase nenhumas em Portugal, quando têm o ensino superior.” Mais uma vez será verdade, até porque como todos (ou quase todos) sabemos bem, cada vez é mais difícil encontrar emprego na sua área de trabalho e estudo, por isso, a maioria dos licenciados não trabalhará na sua área de formação e aceitará mais facilmente propostas de trabalho que em muitos casos roçam a exploração sem qualquer direito de relevo como trabalhador ou trabalhadora.

O que Mariano Gago não disse foi que Portugal regista, segundo dados da OCDE uma taxa de desemprego de 8,2%, o valor mais alto desde 1986, ou seja 21 anos. Não revelou o aumento de desempregados na ordem de 4,9% em 2007 face a 2006. Não revelou também que a taxa de desemprego para jovens (e não são só os inscritos no IEFP) continua a crescer e é quase o dobro (16,6%) da observada para a população como um todo. Esqueceu-se de dizer que o trabalho Precário aumentou 4% e atinge mais de 2 milhões e 100 mil trabalhadores. Para finalizar, não disse que o número de desempregados com curso superior teve uma variação de 22,5% totalizando mais de 59 mil trabalhadores.

Mariano Gago não mentiu, mas aquilo que se pode entender das suas palavras é mentiroso.
rUImaIA


Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather